10 Dicas para dirigir sob chuva
0
0

10 Dicas para dirigir sob chuva

Dirigir um veículo sob chuva não é tão simples quanto parece, por isso separamos as 10 melhores dicas para dirigir sob chuva.

Neon on Road ūüöô
6 min
0
0

Dirigir um veículo sob chuva não é tão simples quanto parece, por isso separamos as 10 melhores dicas para dirigir sob chuva.

10 Dicas para dirigir sob chuva
10 Dicas para dirigir sob chuva

O que é a chuva?

Como todos já sabemos, a chuva nada mais é que a precipitação de gotas líquidas de água das nuvens sobre a Terra. Gotas estas que em conjunto formam as grandes nuvens como conhecemos. A seguir estão listadas as 10 melhores dicas para dirigir um veículo sob chuva.

1 ‚Äď Diminua a velocidade e aumente a dist√Ęncia do ve√≠culo a frente

N√£o √© atoa que esta dica est√° em primeiro lugar, talvez seja a mais importante. Pois em pista molhada o tempo de frenagem aumenta. Por isso aumentar a dist√Ęncia do carro da frente √© fundamental. Pois se precisar acionar o freio ter√° uma boa margem de espa√ßo para parar o carro.

√Č comum ouvirmos falar que em dias em que a pista est√° seca. √Č seguro manter uma dist√Ęncia do ve√≠culo da frente de mais ou menos 10 metros ou 2 segundos. Para medir o tempo basta escolher um ponto fixo e ap√≥s o ve√≠culo da frente passar por este ponto, quanto tempo voc√™ passou por ele.

√Č recomendado em dias de chuva dobrar a dist√Ęncia, ou seja, de 2 segundos, como recomendado para pista seca, aumentar o tempo para 4 segundos em pista molhada.

Se voc√™ reparar que a dist√Ęncia est√° menor do que o recomendado √© necess√°rio diminuir a velocidade de seu ve√≠culo. Por√©m deve fazer isto com muito cuidado e aten√ß√£o. Pois uma freada brusca pode fazer com que perda o controle do carro e este fique desgovernado.

Email image

2 ‚Äď Manuten√ß√£o preventiva

√Č de extrema import√Ęncia propriet√°rios realizarem a manuten√ß√£o preventiva de seus ve√≠culos periodicamente. Para n√£o terem grandes dores de cabe√ßa no futuro. Tendo que gastar bastante dinheiro com a manuten√ß√£o corretiva, e acaba sendo essencial na seguran√ßa do ve√≠culo tamb√©m, como em dias chuvosos. Alguns dos principais cuidados com manuten√ß√£o para dias de chuva:

3 ‚Äď Pneus em bom estado

Um dos fatores que mais altera a dirigibilidade do ve√≠culo em condi√ß√Ķes de chuva s√£o os pneus dos carros. Bons pneus devem ter os sulcos suficientes para evitar o ac√ļmulo de √°gua entre o pr√≥prio pneu e o ch√£o. Aqueles pneus carecas s√£o extremamente inseguros, por n√£o possu√≠rem uma boa ader√™ncia ao solo e n√£o possu√≠rem uma boa frenagem quando necess√°rio.

10 Dicas para dirigir sob chuva
10 Dicas para dirigir sob chuva

4 ‚Äď Alinhamento e Balanceamento em dia

Estar com o carro alinhado e balanceado já é importante em via seca, em via molhada acaba sendo ainda mais essencial, para ter um maior controle sobre o veículo.

Carros desalinhados e desbalanceados acabam sendo mais f√°cil o motorista perder o controle.

5 ‚Äď Bons freios

Contar com um bom sistema de freios no ve√≠culo √© imprescind√≠vel, para isso √© muito importante revisar sempre as pastilhas e disco de freios do carro. Estes possuem uma vida √ļtil, ent√£o se seu funcionamento j√° estiver comprometido √© necess√°rio realizar a troca destes.

6 ‚Äď Limpador de Para-Brisa

Ter bons limpadores de pára-brisa nesses momentos é essencial, pois com limpadores ruins a visibilidade fica bastante prejudicada. Então se houver palhetas ressecadas é bom trocá-las o quanto antes.

7 ‚Äď Utiliza farol baixo

Em momentos de chuva é fundamental que o motorista acione o farol baixo do veículo, para poder ter uma boa visibilidade do caminho a sua frente, tornando mais seguro a dirigibilidade.

√Č comum alguns motoristas acionarem o farol alto do ve√≠culo com o pensamento que ir√£o ter uma maior visibilidade, por√©m est√° errado, n√£o se deve utilizar este, pois al√©m do forte feixe de luz ser reflexito pelas got√≠culas de √°gua no pr√≥prio motorista, ir√° atrapalhar nos ve√≠culos que trafegam no sentido contr√°rio deste.

Se necess√°rio o motorista poder√° acionar o farol de neblina, se o carro possuir, pois este cria um feixe de luz amplo e direcionado ao solo, para facilitar a visibilidade do motorista.

Temos um artigo que falamos mais sobre o uso de faróis de neblina, onde damos Dicas para conduzir em neblina, é só clicar aqui.

8 ‚Äď Evite ultrapassagens

Sabemos que toda ultrapassagem deve ser realizada com máxima atenção, principalmente quando o veículo que está ultrapassando tem de invadir a pista da contramão por instantes. Então, esta situação em pista molhada deve ter atenção redobrada do motorista se realmente for necessário se realizar.

O ideal é evitar a manobra quando molhada a pista, para a segurança de todos.

9 ‚Äď Se necess√°rio pare o ve√≠culo

Caso a chuva esteja muito forte, fazendo com que nem o limpador de para-brisa de conta e afetando a visibilidade do motorista, o melhor a se fazer é parar o veículo em um local seguro para esperar diminuir a intensidade da chuva.

Pare o carro em locais seguros, como postos de gasolina, comércios, lugares seguros para o motorista e que não atrapalhe o caminho dos outros motoristas. Nunca pare o carro na própria pista ou mesmo no acostamento.

√Č recomendado parar o ve√≠culo longe de √°rvores, placas, fachadas e postes, pois se a chuva realmente estiver forte pode at√© acabar derrubando estes, e por consequ√™ncia atingir seu carro.

10 ‚Äď Aten√ß√£o em trechos alagados

Em épocas de chuva, infelizmente é comum no Brasil a ocorrência de trechos alagarem, principalmente em ruas da cidade. Se você se deparar com um trecho deste deve avaliar muito bem antes de passar.

√Č importante voc√™ saber a profundidade e for√ßa da correnteza, ent√£o espere algum ve√≠culo passar para poder mensurar. Tome cuidados com buracos, pois poder√° ter e voc√™ n√£o viu por conta da √°gua.

10 Dicas para dirigir sob chuva
10 Dicas para dirigir sob chuva

O recomendado é que se a água passar da metade da roda não prosseguir viagem por este caminho com o veículo. Ou esperar abaixar a água, ou realizar uma rota alternativa. Pois, neste caso, provavelmente o carro não terá força para passar.

Se a altura do alagado não passar da metade da roda e decidir passar, é importante não mudar a marcha no meio do alagado, preferivelmente passar em primeira marcha, para o carro ter mais força, e em baixa velocidade, nada de passar rápido.

Se o carro morrer no meio do alagado, não tente ligar novamente. Pois o carro pode ter aspirado água e sofrido calço hidráulico.

Email image