9 carros que mais subiram de preço nos últimos meses?
0
0

9 carros que mais subiram de preço nos últimos meses?

Veja os 9 carros que mais subiram de preço nos últimos meses, movido por diversos aspectos, como pandemia, mão de obra e escassez.

Neon on Road 🚙
6 min
0
0

Veja os 9 carros que mais subiram de preço nos últimos meses, movido por diversos aspectos, como pandemia, mão de obra e escassez.

A pandemia mundial da covid-19, que se iniciou em Janeiro de 2020, impactou diversos mercados econômicos em todo o mundo. Nos últimos meses, o mercado automotivo teve preços ajustados e os carros encareceram bastante. Várias montadoras de veículos vêm sofrendo com a escassez de semicondutores, chips indispensáveis para o funcionamento de carros atualmente, dentre outros materiais, e a alta do dólar, que no Brasil, estão sendo os principais culpados por este aumento. 

9 carros que mais subiram de preço nos últimos meses?
9 carros que mais subiram de preço nos últimos meses?

Além dos carros novos, os carros usados também ficaram mais requisitados e os valores subiram tanto ao ponto de serem vendidos a preço de novo no mercado automobilístico. Especialmente a queda nos estoques de veículos durante o período de lockdown e agora a incidência aumentada de compradores em busca de trocar seu veículo, interferem nos valores e assustam até quem já está acostumado com o mercado de vendas de veículos. Veja uma lista dos carros que mais encareceram nos últimos meses de 2021. 

1. Peugeot 3008 

Liderando o ranking de carros que mais valorizaram nos últimos meses, o modelo da montadora francesa passou por uma repaginação de visual, além de novos itens tecnológicos adicionais que prometem complementar o carro ainda mais. 

O valor desse modelo de carro no início do ano passado estava custando cerca de 145 mil reais e agora está custando aproximadamente 230 mil reais, com um aumento total de 58,41% no seu valor de mercado, um aumento impressionante. 

Email image

2. BMW X2

O segundo lugar do ranking de carros mais valorizados está reservado para o modelo utilitário esportivo da montadora alemã BMW. O modelo recebeu leves retoques no visual e conta com a opção híbrida de motorização. A versão sDrive18i GP se apresentou a versão mais em conta da linha X2 e oseu preço de mercado aumentou 49,2% no último ano, saindo de 188 mil reais para 280 mil reais. 

3. Toyota RAV4 SX Connect Hybrid

Em terceiro lugar e fechando os top três carros que mais aumentaram de valor, o modelo é um dos veículos híbridos da montadora japonesa Toyota. O seu valor aumentou de 186 mil reais para quase 272 mil reais no último ano, aumento total de 45,97%. 

4. Suzuki Jimny 4ALL

Esse modelo de jipe da Suzuki recebeu bons elogios de custo benefício de quem já tem um na garagem. Sem novas modificações para o modelo, o valor subiu 44,52% só no último ano, e este veículo que estava custando cerca de 73 mil reais, atualmente é vendido por mais de 105 mil reais. 

5. Mercedes-Benz GLC 220d Enduro 

O motor a diesel deste modelo é o diferencial entre seus concorrentes, e também foi um dos modelos a receber uma repaginação do seu visual interno e externo. Sendo um carro muito luxuoso e caro, o modelo sofreu aumento de 43,98% do seu valor, migrando de 330 mil reais para 475 mil reais em um ano. 

6. Mercedes-Benz GLE 400d

O modelo utilitário, também a diesel, é bastante luxuoso e apresenta uma alta performance para um SUV. O que já era absurdo de caro ficou ainda mais com os impactos da pandemia e da crise de escassez de peças automotivas. O aumento do valor do GLE chegou a 43,44%, deixando de custar 466 mil reais para alcançar o preço de 668 mil reais no último ano. 

7. Volvo XC60 T8 Momentum Hybrid

Um SUV muito luxuoso, com design escandinavo e com tecnologias exclusivas e inovadoras, o novo XC60 recebeu melhorias na sua potência e agora conta com motorização híbrida. Além disso, o seu preço sofreu muita alteração, visto o aumento de 41,2% nos últimos 12 meses. O valor desse modelo agora é de 345 mil reais. 

8. Mercedes-Benz C180 Coupe Sport

O modelo mais recente do C180 promete ser mais esportivo e tecnológico que nunca. O terceiro veículo da montadora Mercedes-Benz a estar na lista de carros que mais aumentaram de valor nos últimos meses, teve um aumento de 38,98% no seu preço. Em março de 2020 o veículo podia ser comprado por cerca de 230 mil reais e atualmente é vendido por mais de 320 mil reais. 

8. Volkswagen Gol 1.0 Urban

Um dos modelos utilitários na categoria de carros populares, o modelo Gol 1.0 Urban une alguns opcionais da montadora Volkswagen em um único veículo e oferece conforto e versatilidade. O seu valor aumentou inesperadamente, indo de 44 mil reais para quase 60 mil reais, um aumento de 38,51% no preço deste carro. 

9. Mercedes-AMG E 63

Mais um modelo da montadora Mercedes-Benz, o veículo sedã é um dos carros mais luxuosos e caros desta lista. Há um ano atrás o carro já custava mais de meio milhão de reais, 837 mil, agora custa mais de um milhão e cem mil reais. Um aumento de apenas 38,24% no valor do veículo, mas que representa muito dinheiro comparado a outros modelos que também sofreram aumento nos seus valores.

Usados

Além dos novos, os usados também tiveram reajustes de preço no último ano. Boa parte por causa da escassez de peças para montagem de carros zero quilômetro e também pela crescente procura para troca de veículo. A lei de procura e demanda aumentou o preço dos novos e usados em 13% só no último ano. 

Por mais incrível que pareça, os carros “mais velhos” apresentaram maior porcentagem de aumento, com elevação do preço de 15%, ficando acima da média. Lembrando que estes aumentos representam os ajustes apenas do último ano. O tempo de crise impactou muito o mercado de automóveis, em um levantamento realizado entre os anos de 2011 e 2017 o aumento constatado no valor dos usados foi de apenas 10% entre esses anos, o que ainda está abaixo do aumento visto nos últimos 12 meses.

Os seminovos, carros com até três anos de uso, também mostraram valorização no último ano, diferente do esperado para investimento em veículos, visto que o cenário anterior era de desvalorização após a compra. A venda de veículos usados também aumentou cerca de 8% só no primeiro semestre de 2021, mostrando que a tendência é a compra de um carro usado e não de novo zero quilômetro.

Email image