Conheça a história da Jeep, uma das montadoras de carros mais antigas.
Conheça a história da Jeep, uma das montadoras de carros mais antigas. De ícone do off-road a desbravadora da vida urbana, a marca Jeep move e transforma a vida de milhões de apaixonados por carro ao redor do globo terrestre. Aliando tecnologia, inovação e tradição, transcendemos o status de marca para nos tornarmos o sinônimo de uma categoria. Hoje vamos falar um pouco sobre a montadora que primeiro vem na mente de muitos quando se fala em off-road, a história da Jeep. | ||
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Fundador | ||
É difícil creditar a um só nome a criação da marca Jeep por vários fatores que ainda serão listados, mas se fosse necessário atribuir a só uma pessoa a gênesis da marca seria, provavelmente, a Karl Probst, projetista da American Bantam Car Company. Ele não fundou a montadora Jeep, mas foi o pai do primeiro jeep. | ||
Prost foi um engenheiro automobilístico estadunidense nascido no século XIX, mas que marcou o seguinte século com a sua maior criação: o Jeep. | ||
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Imagem : Reprodução / 365daysofmotoring.com | ||
Início da Marca | ||
Antevendo uma eminente guerra, o exército dos Estados Unidos da América queria um carro que atendesse suas necessidades e, para isso, consultou 135 empresas do ramo. 3 responderam. Bantam, Ford e Willys Overland se propuseram a criar o carro que o exército americano precisava. A primeira montadora sabia do tamanho desse desafio e chamou Karl Probst para conceber o carro. | ||
Probst desenhou o modelo com as especificações do exército, mas excedeu o peso em 250kg. Na hora de testar o carro, o sobrepeso não foi um problema e o protótipo foi aceito pelo exército. Depois que as Forças Armadas empossaram-se sobre o projeto do jeep, tanto Ford quanto Willys tiveram acesso aos modelos do carro e, paralelamente, desenvolveram suas versões do jeep de Probst. | ||
Na licitação final entre as três empresas, o modelo da Willys era o mais potente e o acordo foi então fechado entre o exército e Willys Overland. | ||
A empresa só pôde começar a usar o nome jeep depois de 1956, data de falência da Bantam, que detinha os direitos legais do termo. | ||
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Imagem: Reprodução / Pedro Ribeiro Simões | ||
Origem do Nome | ||
Não existe uma história oficial por trás do nome Jeep, mas a mais difundida delas é que este termo foi uma gíria militar que se popularizou nas primeiras décadas do século XX. | ||
Os militares chamavam todo aparelho que chegava para uso e achavam bobo de GP (General Purpose, propósito genérico, em português), desde aviões até armas. A gíria pegou e quando foram fazer um veículo para os próprios militares, o nome serviu muito bem. | ||
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Imagem: Reprodução / Incredibleimages4u.blogspot.com | ||
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Primeiro Modelo | ||
Como supracitado, a Willys Overland produziu inúmeros modelos para servir durante a Segunda Guerra Mundial, porém o primeiro veículo civil foi o CJ-2A. Este foi o primeiro com as setes aberturas características na frente. O CJ-2A foi pensado para uso rural e poderia receber equipamentos para facilitar a vida no campo. | ||
O modelo desmilitarizado apresentava faróis maiores, um bocal externo para o tanque de gasolina e uma porta traseira. Também ostentava um motor 2.2, de quatro cilindros e 61 cavalos. | ||
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Imagem: Reprodução / Pinterest | ||
Produção no Brasil | ||
Segundo a montadora, a fábrica da Jeep no Brasil é a mais moderna fábrica Jeep do Mundo. Com uma linha de montagem eficiente, o primeiro carro que saiu de Goiana, Pernambuco, para as lojas detinha um índice de componentes nacionais que ultrapassava os 70%. | ||
A Fiat Chrysler Automobiles, detentora da Jeep, criou todo um parque de fornecedores com mais 16 empresas agregadas, gerando assim milhares de empregos na região. | ||
Na fábrica pernambucana são produzidos 45 modelos por hora, gerando 8 mil empregos e sendo responsável por cerca de 6.5% do PIB do estado. | ||
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Imagem: Divulgação/ Jeep | ||
Unidades Vendidas | ||
De acordo com apuração do Estadão, entre 2015 e 2019 no Brasil, o emplacamento de carros da Jeep supera os 100 mil veículos. Resultando, em média, em quase 30 mil novos carros da montadora nas ruas brasileiras anualmente. | ||
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Imagem: Reprodução / Quatro Rodas | ||
Elétricos e Híbridos | ||
No começo de 2020, a Jeep anunciou que está desenvolvendo o seu primeiro carro 100% elétrico. Não foi mencionado ainda qual será o carro movido integralmente por energia elétrica, tão pouco se será um carro novo ou um já conhecido. | ||
A marca lança em 2021 modelos híbridos plug-in, que podem ser carregados em tomadas específicas ou abastecidos em postos regularmente. | ||
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Imagem: Divulgação / Jeep | ||
Curiosidade da história da Jeep | ||
4 de abril é, decretado por lei na cidade de São Paulo, Dia do Jeep. A escolha da data 4/4 remete à tração 4×4 do carro. | ||
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Imagem: Reprodução / Geek Publicitario | ||
Principais Modelos Jeep | ||
Compass | ||
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Este é um utilitário esportivo médio da marca produzido desde 2007. A motorização é 2.0 podendo rodar na gamarchas. O modelo ainda conta com park assist e um aviso de mudança de faixa. | ||
Grand Cherokee | ||
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Sucessor direto do Grand Wagoneer, o Grand Cherokee ganhou as ruas ainda em 1993. O carro deixou de ser aquele simples SUV robusto, grosseiro e que carecia em conforto. Os modelos mais atuais contam com aviso de mudança de faixa, aviso de colisão frontal e park assist, por exemplo. E apesar de todo o conforto que o carro ganhou, ele não perdeu em nada de motorização. Muito pelo contrário. Com um motor 3.0 V6 e potência de 241 cavalos, o Grand Cherokee não decepciona. | ||
Renegade | ||
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Lançado no começo de 2015, é um SUV compacto com motor 1.8 (álcool e gasolina) e com potência a partir de 130 cavalos. O carro pode ter até 9 marchas e ser abastecido também com diesel. Produzido na Itália e na Alemanha, além do Brasil, o Renegade já vendeu mais de 250 mil modelos em solo brasileiro desde seu lançamento. | ||
Wrangler | ||
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Produzido desde 1987, o Wrangler está hoje em sua quarta geração (JL). YJ (1987–1996), TJ (1997–2006) e JK (2006–2018) foram as anteriores. Com motor 2.0 turbo 4×4 e 272 cavalos, o modelo mais antigo da marca ainda em produção conta também com câmbio automático de 8 marchas. | ||
Modelo clássico Jeep, mas descontinuado… | ||
Cherokee | ||
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A primeira geração do Jeep Cherokee foi lançada no longínquo ano de 1974 e, apesar da idade, esse SUV se garantiu como um dos mais amados e respeitados da categoria. Seu primeiro modelo era duas portas, com três ferozes tipos de motorização e já ostentava um moderno câmbio automático. Redesenhada quatro vezes ao longo do tempo, a Cherokee foi descontinuada no Brasil, mas segue encantando mundo afora. | ||
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