A Land Rover o sinônimo de marca que consegue entregar desde um legítimo veículo off-road, como o Defender, até um carro de puro luxo, como a Velar.
A Land Rover o sinônimo de marca que consegue entregar desde um legítimo veículo off-road, como o Defender, até um carro de puro luxo, como a Velar. Hoje vamos falar um pouco sobre essa marca que a anos fabrica seus veículos com a mais alta qualidade, a história da Land Rover. | ||
| ||
Fundador | ||
A história da Land Rover se inicia com o nascimento de seu fundador, Maurice Wilks, ele nasceu no começo do século passado, na Inglaterra. Ele foi engenheiro aeronáutico e automobilístico e marcou o mundo dos carros com a sua maior criação, o Land Rover. | ||
Após a Segunda Guerra Mundial, Wilks estava em sua casa de campo, no País de Gales, quando pilotou um jeep americano. Ficou fascinado. Ele então começou a desenhar um carro semelhante e que pudesse andar em todo terreno. Até os chassis do jeep americano foram usados no protótipo de Wilks. Ele conseguiu que seu modelo fosse produzido em passa no ano seguinte. | ||
Maurice Wilks faleceu em 1963, como presidente da montadora de carros Land Rover. | ||
| ||
Imagem : Reprodução / Wikipedia | ||
Início da Marca | ||
No verão de 1947, a Rover Car Company, empresa para qual Wilks e seu irmão trabalhavam, autorizou a produção de 50 modelos da versão inglesa do jeep. A ideia do seu criador era ser um carro mais rural e que fosse útil no dia a dia do campo. O nome Land Rover (algo como veículo de campo, em português) serviu muito bem. O veículo foi lançado no ano seguinte, em Amsterdam. | ||
Poupo a pouco, Maurice e Spencer Wilks foram promovidos dentro da Rover até dividirem a diretoria da empresa. Depois da morte de ambos, a Rover Car Company passou por vários conglomerados, mudou de nome até ser a Land Rover que conhecemos hoje. | ||
| ||
Imagem: Reprodução / Pinterest | ||
Origem do Nome e Logo | ||
A Rover (termo usado para veículos All-terrain, qualquer terreno) aproveitou a ideia de Wilks de ter um modelo voltado para o campo (land, em inglês) e colocou na frente do nome. Logo, um Land Rover é, literalmente, um veículo de campo para todos os terrenos. | ||
O logo, como conhecemos hoje, é recente. Existe apenas desde 1989. O verde foi a novidade e os símbolos ao lado das palavras Land e Rover unidos formam um Z. O Z fazia parte do logo antes de 89 e traduzia o lema da empresa, algo como “acima e além”. | ||
| ||
Imagem: Divulgação/ Land Rover | ||
Primeiro Modelo | ||
O Land Rover Serie I tinha tração nas quatro rodas permanentemente e a lataria era toda de alumínio de aviação. O modelo dotava de um motor 1.6 com 50 cavalos e o detalhe estético e funcional do Serie I era o estepe no capô. Desde seu lançamento em 1948, até uma década mais tarde, o modelo passou por algumas mudanças, mas só foi definitivamente ultrapassado pelo Serie II em 58. | ||
| ||
Imagem: Reprodução / pngimg.com | ||
Produção no Brasil | ||
No ano de 1998, a Land Rover inaugura uma linha de montagem dos modelos Defender em São Bernardo do Campo, São Paulo. | ||
Mas é só em 2016 que a marca inaugura sua primeira fábrica longe de solo inglês. Foi em Itatiaia, Rio de Janeiro, que começaram a ser produzidos os modelos Evoque e Discovery. Dois anos depois, essa mesma fábrica parou de produzir o Evoque. | ||
| ||
Imagem: Divulgação / Land Rover | ||
Unidades Vendidas | ||
De acordo com o jornal Folha Vitória, no primeiro semestre de 2018 a montadora inglesa superou os 4 mil carros emplacados e um aumento na compra de carros da marca é citado na matéria. Com isso, não é exagero dizer que a Land Rover aproxima-se dos 10 mil emplacamentos anuais no Brasil. | ||
| ||
Imagem: Divulgação / Land Rover | ||
Mundo Esportivo | ||
A montadora da terra da rainha já subiu no pódio do rally Paris-Dakar em 6 oportunidades. 2 vezes como campeã, 2 como vice e mais 2 em terceiro lugar. Todos os carros eram Range Rovers V8. Porém, já faz tempo que a Land Rover não figura entre os 3 primeiros do principal rally do mundo. A última vez foi em 1988, um terceiro lugar. | ||
| ||
Imagem: Reprodução / Shannons.com.au | ||
Elétricos e Híbridos | ||
A Land Rover já tem um carro híbrido para chamar de seu. O Híbrido Plug-In tem motor que pode ter até 400 cavalos, combinando gasolina com eletricidade, e dá a opção do motorista escolher a partir de qual fonte rodar. A autonomia da bateria é de 48km e economiza gasolina nas velocidades abaixo de 100km/h. | ||
| ||
Imagem: Divulgação / Land Rover | ||
Curiosidade da História da Land Rover | ||
Apesar da sua criação ser inspirada em um veículo bélico (Jeep, da Willys Overland), essa não é a única relação da Land Rover com a Segunda Guerra Mundial. A cor do Serie I era verde claro, tinta que sobrava da pintura dos aviões militares da época. | ||
| ||
Imagem: Reprodução / Wikipedia | ||
Principais Modelos Land Rover | ||
Defender 90 | ||
| ||
Produzido desde 1983, o Land Rover Defender 90 tem motor 2.0 e 3.0 e câmbios de 5 ou 6 marchas. O primeiro modelo a ser produzido em solo brasileiro, o Defender 90 já provou seu valor em todos os terrenos. | ||
Defender 110 | ||
| ||
O “irmão maior” do Defender 90, a versão 7 bancos tem design semelhante com a óbvia diferença da extensão. O Defender 110 possui cabine estendida, 300 cavalos de potência com transmissão automática. Mais robusto que o anterior, o 110 também se sai bem em todos os terrenos. | ||
Discovery | ||
| ||
Em produção desde 1989, o Discovery une em harmonia conforto e robustez. Aproveitando-se do mesmo chassi do Defender 90, esse modelo foi pensado para ser um carro de família, não à toa os 7 lugares. Apesar de ter chego no Brasil com apenas 3 portas, logo no ano seguinte recebeu a versão 5 portas que atendia melhor o seu mercado. | ||
Novo Discovery Sport | ||
| ||
Com 249 cavalos, essa versão vem ainda mais potente que a Discovery que estávamos acostumados. Com 5 bancos e dois opcionais, esse modelo ostenta tração nas quatro rodas que pode ser usada na estrada, a fim de otimizar as manobras. | ||
Range Rover | ||
| ||
Esse tradicional modelo da marca é fabricado desde os anos 70 e segue a pleno vapor até hoje. Este utilitário esportivo de luxo abraça sua essência de carro robusto do campo com muito conforto e tecnologia. O modelo atual conta com motor 2.0 a diesel – existe a versão a gasolina também, apesar de ser menos comum – sistema de suspensão pneumática, transmissão automática de 8 marchas e até 7 assentos. | ||
Range Rover Evoque | ||
| ||
Apresentado ao mundo no Salão de Paris, em 2010, o Range Rover Evoque é a reestilização da família Range Rover. Trouxe consigo um design inovador para a categoria e 300 cavalos de potência na versão mais nova. O Evoque pode ser abastecido com gasolina ou diesel. | ||
Range Rover Sport | ||
| ||
Concebido em 2005, essa versão maior que o Range Rover convencional conta com ainda mais conforto e uma motorização mais potente. O compromisso da fabricante com a performance do veículo em qualquer terreno é levado a sério e este carro é a prova disso. | ||
Range Rover Velar | ||
| ||
O mais novo modelo da Land Rover foi lançado há pouco, em 2017. O design remete à família Range Rover, mas é ainda mais despojado e vanguardista. Com maçanetas retráteis e um aerofólio integrado para melhorar a performance na estrada, o Velar é ápice da tecnologia nos SUVs de luxo | ||
O projeto do Range Rover Velar, porém, data da década de 60. Em 1969, os testes com o primeiro Range Rover tinham o símbolo da marca e o nome do carro ocultados pelo nome Velar, derivado da palavra italiana “velare”, algo como “cobrir com um véu”. | ||
Modelo clássico Land Rover, mas descontinuado… | ||
Freelander | ||
| ||
O início da sua produção data de 1996, época em que a montadora ainda pertencia a alemã BMW. Especialmente no Brasil, esse modelo ganhou os corações dos amantes da marca e as ruas. A Freelander chegou a representar quase metade de veículos vendidos pela Land Rover em território nacional. O modelo foi descontinuado em 2016 devido a queda nas vendas gerada pela concorrência com a Evoque e a Discovery Sport. | ||
Range Rover Vogue | ||
| ||
Anunciado pela Land Rover em 2012, o mais elegante e espaçoso da linha Range Rover esbanjava luxo. Oferecendo motores V6 e V8 e, mais recentemente, um motor híbrido 4 cilindros plug-in. O luxuoso modelo britânico nunca foi produzido ou mesmo muito vendido por aqui, logo, as importações cessaram pouco tempo depois da sua chegada por aqui. Especula-se que em 2021 o Vogue possa ganhar uma nova versão. | ||