Breve história da Nissan
0
0

Breve história da Nissan

Umas das mais antigas e famosas montadoras asiáticas, a história da Nissan é bastante interessante e recheada de curiosidades.

Neon on Road ūüöô
8 min
0
0

Umas das mais antigas e famosas montadoras asiáticas, a história da Nissan é bastante interessante e recheada de curiosidades.

Seguro para Nissan em Guarulhos
Seguro para Nissan em Guarulhos

Fundador

A hist√≥ria da Nissan se inicia em 1875, na prov√≠ncia de Okazaki, nasceu Masujiro Hashimoto. Hashimoto foi um pioneiro engenheiro mec√Ęnico japon√™s que, em 1911, fundou a Kwaishinsha Motor Car Works, fabricante que s√≥ foi ter seu primeiro modelo rodando, o DAT, 3 anos depois de sua funda√ß√£o.

Seguro para Kicks em Pirituba
Seguro para Kicks em Pirituba

Imagem : Reprodução / Wikipedia

Início da Marca

Depois de ficar quase duas d√©cadas produzindo caminh√Ķes industriais e militares e constantemente trocar de nome, a f√°brica de carros foi batizada, enfim, de Nihon Sangyo. Mas foi s√≥ em 1933 que a empresa entrou de cabe√ßa na produ√ß√£o de carros, visto que um dos s√≥cios relutava com a ideia, fato este que marcou a hist√≥ria da Nissan.

A Nihon Sangyo era parte de um conglomerado de mais 74 nomes regidos pela Tobata Casting.

Seguro para Nissan em Osasco
Seguro para Nissan em Osasco

Imagem: Divulgação / Nissan

Origem do Nome e Logo

O nome Nissan vem da abreviação usada na Bolsa de Tóquio para Nihon Sangyo. Com o tempo e a fim de internacionalizar a marca, decidiu-se por manter a versão curta.

O logo faz clara homenagem ao s√≠mbolo da Datsun, um dos tantos nomes que a montadora teve antes do que conhecemos hoje. O logo era uma faixa azul com o nome Datsun sobre um c√≠rculo que representava o sol, como alus√£o a bandeira japonesa. O logo atual √© de 2012 e √© todo prateado com as letras em preto para expressar eleg√Ęncia.

Seguro para Frontier em Barueri
Seguro para Frontier em Barueri

Imagem: Reprodução / Wikipedia

Email image

Primeiro Modelo

O primeiro carro da empresa, que na época ainda não era Nissan, foi o DAT Car. Um veículo de 4 passageiros pequeno e quadrado. Produzido pela Kaishinsha Motorcar Works, em 1914, o carro recebeu esse nome em homenagem as iniciais dos sócios da empresa: Den, Aoyama e Takeuchi.

Seguro para Sentra em Santo AndŇēe
Seguro para Sentra em Santo AndŇēe

Imagem: Reprodução / 1cars.org

Produção no Brasil

A marca japonesa come√ßou a vender seus carros no Brasil no ano 2000, mas foi s√≥ em 2014 que a Nissan, de fato, se instalou. A fabricante investiu mais de 2 bilh√Ķes de reais na constru√ß√£o do seu complexo industrial em Resende, Rio de Janeiro. Esse espa√ßo tem capacidade de produzir 200 mil carros por ano e, hoje, fabrica os modelos March, Versa e Kicks.

Seguro para Versa em S√£o Bernardo
Seguro para Versa em S√£o Bernardo

Imagem: Divulgação / Nissan 

Unidades Vendidas

Segundo o site ‚ÄúAuto Esporte‚ÄĚ, no ano de 2019, a Nissan vendeu mais de 96 mil carros no Brasil, sendo a d√©cima montadora em n√ļmeros absolutos de venda. Grande respons√°vel por esse n√ļmero √© o crossover compacto Kicks que, desde seu lan√ßamento em 2016, vende cerca de 30 mil carros por ano.

Seguro para Nissan em S√£o Caetano
Seguro para Nissan em S√£o Caetano

Imagem: Divulgação / Nissan

Elétricos e Híbridos

A Nissan foi pioneira e despontou no mercado dos elétricos com o Leaf e fez bonito. Um carro 1005 movido a energia limpa, com boa autonomia, silencioso e, principalmente, que vendeu muito. Mas a montadora não parou por aí. Em julho de 2020, a Nissan anunciou o Ariya, um SUV elétrico. Seus diferenciais são a autonomia de quase 480 km, aceleração de 0 a 100 em 5 segundos e tração nas quatro rodas.

Seguro para March em S√£o Paulo
Seguro para March em S√£o Paulo

Imagem: Divulgação / Nissan

Curiosidade da História da Nissan

A Nissan n√£o gosta de se complicar na hora de escolher nomes para seus carros. Eles percebem a inten√ß√£o do carro e, ent√£o, o batizam. VERSA vem de versatilidade. SENTRA deriva do voc√°bulo grego KENTRON, que significa algo central, ideal para sua seguran√ßa. LEAF, al√©m de significar FOLHA DE √ĀRVORE, tamb√©m √© um acr√īnimo em ingl√™s para: l√≠der, amigo do meio ambiente, acess√≠vel e familiar.

Seguro para Leaf em Guarulhos
Seguro para Leaf em Guarulhos

Imagem: Divulgação / Nissan

Principais Modelos Nissan

370Z

Seguro para Nissan 370Z
Seguro para Nissan 370Z

Sucessor direto do 350Z, a sexta geração dos esportivos da NISMO (Nissan Motorsport) é um coupé duas portas com motor 3.7 V6. Construído em grande parte com liga de alumínio, a fim de eufemizar o peso do carro, vai de 0 até 100 km/h em 5 segundos graças aos seus 355 cavalos. O 370Z nunca foi comercializado pela marca tão pouco importada por esta, mas você pode adquiri-lo, se assumir as taxas de importação.

FRONTIER

Seguro para Nissan Frontier
Seguro para Nissan Frontier

A Nissan Frontier √© uma picape m√©dia que foi pensada para o mercado estadunidense e s√≥ chegou em solo brasileiro no fim dos anos 90. A Frontier 2020 tem um motor turbodiesel 2.5 e 195 cavalos de pot√™ncia. Com c√Ęmbio de 6 marchas e tra√ß√£o nas 4 rodas, a picape japonesa √© uma √≥tima escolha.

GT-R

Seguro para Nissan GT-R
Seguro para Nissan GT-R

Esse modelo √© um superesportivo japon√™s anunciado em 2001 mas que s√≥ foi oficialmente lan√ßado por l√° em 2007 e s√≥ foi ganhar o mundo de vez em 2009. A vers√£o mais nova ostenta um motor 3.8 V6 de 572 cavalos, al√©m de um design arrojado e pensado para a aerodin√Ęmica do ve√≠culo.

KICKS

Seguro para Nissan Kicks
Seguro para Nissan Kicks

Lançado em 2016 com o propósito de ser o carro dos Jogos Olímpicos Rio 2016, evento patrocinado pela Nissan, o SUV compacto é, atualmente, o modelo mais vendido da fabricante no Brasil. Junto com um design invejável, o Kicks vem com um motor 1.6 e 114 cavalos de potência.

LEAF

Seguro para Nissan Leaf
Seguro para Nissan Leaf

O veículo integralmente elétrico da Nissan começou a ser produzido ainda em 2010, no Japão e Estados Unidos. Sem emitir nenhum gás poluente, o Leaf (equivalente inglês para folha de árvore) também é extremamente silencioso. Ele pode ser carregado em tomadas caseiras durante a noite e tem autonomia de até 240 km. O elétrico da Nissan chegou a ser, apenas dois anos após seu lançamento, o veículo de energia limpo mais vendido, com 46 mil emplacamentos.

MARCH

Seguro para Nissan March
Seguro para Nissan March

O subcompacto da Nissan existe desde 1982, mas s√≥ chegou ao Brasil no fim de 2011 e foi o primeiro popular japon√™s comercializado por aqui. Com motor 1.6, o March √© disponibilizado com c√Ęmbio autom√°tico ou manual, ambos com 5 marchas.

SENTRA

Seguro para Nissan Sentra
Seguro para Nissan Sentra

O sedan m√©dio da montadora japonesa √© produzido desde 1982 no Jap√£o, embora por l√° seja chamado de Sylphy. Com um motor 2.0 de 140 cavalos ‚Äď mais potente que os Sentras comercializados l√° fora devido √† motoriza√ß√£o de seus concorrentes diretos no Brasil ‚Äď o Sentra pode ser adquirido com os dois tipos de c√Ęmbio e vem com muita tecnologia e conforto para o motorista.

VERSA

Seguro para Nissan Versa
Seguro para Nissan Versa

Com produ√ß√£o iniciada em 2004, no Jap√£o, o Versa tamb√©m √© chamado de Latio (Jap√£o), Almera (Filipinas) e Sunny (China). Com motor a partir de 1.6 e 106 cavalos de pot√™ncia, o Versa pode ter c√Ęmbio manual (6 marchas) ou autom√°tico (XTRONIC CVT).

Modelos clássicos Nissan, mas descontinuados…

350Z

Seguro para Nissan 350z
Seguro para Nissan 350z

Produzido entre 2001 e 2009, o esportivo japon√™s tinha um motor 3.5 de 280 cavalos de pot√™ncia (chegaram a 312 nos dois √ļltimos anos de sua produ√ß√£o). O 350Z era produzido pela NISMO (Nissan Motorsport), divis√£o esportiva da fabricante, e foi a quinta gera√ß√£o da linha Z da Nissan, iniciada em 1970, com o Datsun 240Z.

ALTIMA

Seguro para Nissan Altima
Seguro para Nissan Altima

Sendo importado por cerca de um ano, o Altima n√£o conquistou o mercado brasileiro como fez com o estadunidense. O sedan japon√™s produzido desde 1993 √© um dos queridinhos nos Estados Unidos e chega a vender quase 200 mil unidades por ano por l√°. Com motores 2,5L e 3,5L e at√© 270 cavalos, o Altima √© espa√ßoso, mas tamb√©m oferece a vers√£o coup√© duas portas. O modelo segue em produ√ß√£o no mercado internacional e conquista novos motoristas todos os anos por sua eleg√Ęncia e pot√™ncia.

LIVINA

Seguro para Nissan Livina em Guarulhos
Seguro para Nissan Livina em Guarulhos

O monovolume/minivan japonesa come√ßou a ser produzida em 2006, mas s√≥ chegou ao Brasil no ano seguinte. Vencedor de v√°rios pr√™mios, o Livina era o tipo de carro perfeito para uma fam√≠lia, mas seu motor n√£o decepcionava. Com vers√Ķes 1.6 e 1.8, ele foi descontinuado no Brasil em 2014.

PATHFINDER

Seguro para Nissan Pathfinder
Seguro para Nissan Pathfinder

Esse moderno utilitário esportivo está em sua terceira geração, que hoje acomoda 7 pessoas, mas não é importado ao Brasil desde 2010, devido as baixas vendas. O Pathfinder (equivalente inglês para Encontrador de Caminho) teve sua produção iniciada em 1986 e sempre agradou, principalmente o mercado externo, pelo seu design robusto e motor valente.

TIIDA

Seguro para Nissan Tiida
Seguro para Nissan Tiida

Lan√ßado em 2004, com vers√Ķes sedan e hatch, o Tiida s√≥ chegou ao Brasil em 2008. Antecessor do Versa e do March, o Tiida deixa de ser produzido em 2013 por aqui e se ramifica nos modelos supracitados. Com motor a partir de 1.6L e com c√Ęmbio autom√°tico ou manual, ele continua a ser produzido no mercado internacional com outro nomes.

X-TERRA

Seguro para Nissan X Terra em Guarulhos
Seguro para Nissan X Terra em Guarulhos

Nas ruas, e na terra, desde 1977, o SUV japon√™s teve duas gera√ß√Ķes, mas nunca encantou muito. O Xterra at√© chegou a ser produzido no Brasil, mas em 2008 a Nissan anunciou que o carro sairia de linha pela baixa procura. 7 anos mais tarde, sua produ√ß√£o foi encerrada em todo o globo.

Email image