A história da Suzuki se inica com a produção de máquinas texteis e acaba se tornando uma das maiores montadoras do mundo.
A história da Suzuki se inica com a produção de máquinas texteis e acaba se tornando uma das maiores montadoras do mundo. | ||
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Fundador | ||
A história da Suzuki se inicia com Michio Suzuki nascido em 1887 na província de Hogawa, no Japão. Em 1909, ele fundou uma empresa que produzia teares para as grandes fábricas têxteis japonesas. Ele chamou essa empresa de Suzuki. Ele aproveitou os campos de seda da sua família e os transformou em um negócio lucrativo. | ||
Com o passar dos anos, Suzuki continuou inovando a tecnologia dos teares. Ele chegou a construir um que tecia até 10 vezes mais rápido que um tear normal. | ||
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Imagem : Reprodução / Wikipedia | ||
Início da Marca | ||
Não contente com as restrições impostas pelo governo à manufatura de seda, Michio Suzuki se lançou no mundo dos automóveis e começou a conhecer melhor essa tecnologia. Em 1936, ele havia desenhado um protótipo, assim iniciando definitivamente a história da Suzuki como conhecemos hoje. | ||
Porém, devido a Segunda Guerra Mundial, seus equipamentos foram confiscados pelo exército a fim de ajudar as tropas nacionais. Depois da Guerra, a Suzuki foi uma das muitas empresas japonesas beneficiadas pelo “milagre econômico”. Em 52, a montadora lançou seu primeiro veículo, uma espécie de moto com 36 cilindradas. | ||
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Imagem: Reprodução / rewindandcapture.com | ||
Origem do Nome e Logo | ||
O nome deriva, com obviedade, do seu fundador e o nome de sua família. | ||
O “S” pontiagudo estampado nas frentes dos carros da montadora japonesa foi escolhido em 1958, em um concurso entre estudantes de artes para desenhar a logomarca da fabricante. | ||
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Imagem: Divulgação / Suzuki | ||
Primeiro Modelo | ||
O primeiro carro da marca tomou as ruas em 1954. Foi o Suzulight, carro responsável pela posterior febre japonesa de “kei cars” – carros bem pequenos, pensados para as estreitas ruas japonesas. | ||
O Suzuki Suzulight comportava 4 pessoas e não passava dos 100km/h. | ||
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Imagem: Reprodução / motor1 | ||
Produção no Brasil | ||
A Suzuki não tem mais uma fábrica própria no Brasil. No ano de 2015, a marca japonesa anunciou o fim das atividades do complexo de Itumbiara, Goiás, alegando “reestruturação do seu modelo de produção”. | ||
A Mitsubishi, marca conterrânea e coligada à Suzuki, produz em seu complexo em Catalão, Goiás, o utilitário Jimny com peças importadas. Todos os outros veículos da marca são importados, o que justifica seus preços mais acentuados. | ||
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Imagem: Reprodução / meionorte.com | ||
Unidades Vendidas | ||
De acordo com o “Auto Informe”, a fabricante japonesa emplacou no Brasil, em 2017, 2.058 carros. Esse número reflete um crescimento quatro vezes acima do mercado. Nesse mesmo ano, o Suzuki Jimny foi o 2° carro importado mais vendido no país, foram 216 unidades. | ||
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Imagem: Divulgação / Suzuki | ||
Elétricos e Híbridos | ||
A fim de se enquadrar nos novos limites de emissão de CO2 no Japão, a Suzuki começa a “hibridizar” seu carros e caminha para um futuro 100% elétrico. | ||
Na Europa, o Vitara, o S-Cross e o Swift Sport já têm sistemas de combustão mista. Com sistema elétrico de 48 volts e bateria de íons de lítio, o conjunto opera com motor turbo a gasolina de 1,4 litro e resulta em uma diminuição de até 20% na liberação de gases poluentes. | ||
No Brasil, a marca nipônica ainda não tem modelos híbridos à venda. | ||
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Imagem: Divulgação / Suzuki | ||
Curiosidade | ||
A criação do Suzuki Vitara deriva de uma necessidade da marca, e não uma vontade, como costuma ser. Um dos carros mais famosos da Suzuki foi o Samurai, um típico kei car que ficou famoso por seu desempenho em trilhas. Ele era vendido nos Estados Unidos e, por conta do seu tamanho, detinha um alto índice de capotagens. | ||
Com isso, o órgão regulador de segurança de trânsito estadunidense determinou que o referido veículo não era seguro e, para seguir sendo comercializado, deveria ser mais largo, mais longo e mais pesado. A partir dessa demanda, a Suzuki concebeu o Vitara, que viria a ser um sucesso absoluto de vendas. | ||
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Principais Modelos Suzuki | ||
Jimny | ||
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Criado em 1970, o Suzuki Jimny foi o primeiro 4×4 compacto produzido em massa. E, até, hoje, segue como carro símbolo da marca e segue vendendo bem. O Jimny é o 4×4 mais barato do mercado nacional e seu motor 1.3 não decepciona, tanto na estrada quanto fora dela. | ||
Jimny Sierra | ||
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A quarta geração do consagrado Jimny vem mais equipada e por isso ganha um novo nome. As principais diferenças estão na moldura da caixa de roda e do motor de 660 cilindradas, enquadro-o como um kei car. O modelo Sierra é ligeiramente mais alto e vem com câmbio automático. | ||
Vitara | ||
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O atual Suzuki mais vendido no Brasil ostenta um motor 1.6 de alumínio com 126 cavalos. Produzido desde 1989, o Vitara está em sua quarta geração e serve muito conforto e potência para o motorista. | ||
S-Cross | ||
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O maior Suzuki em produção, o S-Cross vem com um motor 1.4 turbo de 146 cavalos. Com um sistema de tração inteligente capaz de se adaptar em terra ou neve, o carro também ostenta câmbio automático de 6 velocidades e tem um design singular para a categoria. | ||
Modelos clássicos Suzuki, mas descontinuados… | ||
Samurai | ||
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O Suzuki Samurai surgiu em meados de 1970 e influenciou toda a produção de carros fora de estrada da Suzuki e de várias outras montadoras. Chamado primeiramente de Samurai LJ10 (LJ = Light Jeep, ou Jeep leve), ele é o antecessor direto do Jimny. O pequeno off road japonês impressionou por sua performance na terra e seu (pouco) tamanho. Ideal para as estreitas ruas japonesas, assim como as trilhas brasileiras. | ||
SWIFT | ||
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Um dos primeiros importados a chegar às ruas brasileiras, em 1991, o Swift veio com versões sedan e hatch mirando em dois público e não acertou em nenhum. Logo sua importação foi cessada. Quase 20 anos depois, o modelo voltou ao Brasil, mas, agora, com uma pegada esportiva, com motor 1.6, clara e que mirava em um público mais jovem. Porém, o Swift rapidamente teve sua produção interrompida de volta e não se especula um retorno do carro ao país. | ||
SX4 | ||
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Comercializado no Brasil no curto período entre 2009 e 2015, o SX4 tinha motor 2.0 de 145 cavalos e opção de tração nas 4 rodas. O compacto médio japonês, porém, pecava em não ter assistente de rampa, controle de tração e estabilidade e airbags laterais, por exemplo. Com a interrupção de sua produção, a Suzuki logo lançou seu sucessor direto, o S-Cross. | ||