Carro Voador – Futuro ou especulação?
0
0

Carro Voador – Futuro ou especulação?

Quem nunca assistiu algum programa ou filme sobre o futuro, como o famoso desenho animado Os Jetsons e se imaginou dirigindo um carro voador?

Neon on Road 🚙
2 min
0
0

Carro Voador - Futuro ou especulação?
Carro Voador - Futuro ou especulação?

Quem nunca assistiu algum programa ou filme sobre o futuro, como o famoso desenho animado Os Jetsons e se imaginou dirigindo um carro voador? Esse modelo utópico é um dos imaginários mais famosos para novas e futuras tecnologias, criando diferentes hipóteses. Mas a questão importante é: seria um sonho possível?

Carro Voador da Embraer

Segundo as últimas pesquisas e testes, os carros voadores não são apenas mais uma especulação e sim um futuro bem próximo. A ideia surgiu com investimento de diversas empresas em veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, chamado de VTOL no inglês. Fabricantes como a brasileira Embraer estão investindo na entrega de centenas de veículos nos próximos anos, podendo ser utilizados por companhias aéreas por horas de voo.

Outras propostas também estão sendo lançadas e investidas ao redor do mundo, aproximando cada vez mais o resultado de carros voadores. É o caso do Aircar da empresa europeia Klein Vision. Seu projeto de carro voador está sendo um sucesso em seus testes, conseguindo voar cerca de 70 horas, com mais de 200 pousos e decolagens sem imprevistos. Com um formato de um carro tradicional, o modelo conta com as asas de uma aeronave comum e já recebeu o Certificado de Aeronavegabilidade da autoridade de transporte da Eslováquia.

Mas a questão a se pensar é: quando esses veículos em teste estiverem prontos para circulação, o que significaria para os consumidores? Infelizmente, essa nova tecnologia provavelmente ultrapassará a casa dos milhões, além de ter um custo alto de manutenção. Além disso, o processo de habilitação deverá ser diferente e um pouco mais complexa.

Mesmo assim, esquecendo um pouco a burocracia e custos, o sonho de carros voadores está se provando cada vez mais possível e, quem sabe, um dia também se torna acessível.

Email image