Descubra aqui qual carro compensa mais para você, Carros Elétricos vs Carros Híbridos! Qual Comprar? Pontos positivos e negativos de cada um.
Descubra aqui qual carro compensa mais para você, Carros Elétricos vs Carros Híbridos! Qual Comprar? Pontos positivos e negativos de cada um. | ||
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Carro Elétrico | ||
Carros elétricos são aqueles que movidos a bateria. Esta, por sua vez, é conectada em uma tomada, na qual se alimentará de energia elétrica até ficar totalmente carregada, permitindo que o dono do carro possa utilizá-lo. Logo, não existe a necessidade – e nem um compartimento – de abastecimento com gasolina, o que torna o automóvel muito mais sustentável. | ||
Ainda que tal projeto já exista há anos, somente nos últimos é que a indústria vem se focando na produção de modelos cada vez mais modernos, com baterias de alta duração e design atraente. | ||
Pontos Positivos | ||
Custo por Km rodado | ||
Um dos principais motivos para uma pessoa adquirir um carro elétrico é fugir do alto preço da gasolina nas bombas de combustível. É um fato que os carros elétricos são bem mais baratos de se rodar que carros a combustão. | ||
Visto que enquanto carros a combustão podem ter um gasto em torno de R$0,50 a R$1,00 por km rodado. Enquanto nos carros elétricos o custo fica em torno de R$0,10 a R$0,20. Um custo bem mais baixo para se manter no dia a dia, ainda mais quem utiliza bastante o carro. | ||
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Autonomia | ||
No começo dos carros elétricos esse era um grande tabu para a comercialização, pois não adiantava nada desembolsar centenas de milhares de reais para se ter um carro que não anda 200km com suas baterias cheias. | ||
Porém este não é mais um problema, pois estes carros já possuem sua autonomia equivalente a carros a combustão, cerca de 400 a 500 km. Assim podendo fazer uma viagem tranquilamente sem ter que ficar parando toda hora para recarregar o carro. | ||
Manutenção | ||
Uma grande vantagem ao adquirir um carro elétrico é não ter que gastar dinheiro com manutenção mecânica do carro e troca de óleo. Em carros a combustão é comum os proprietários terem que desembolsar centenas de reais com correia, troca de óleo, juntas, velas, bicos, entre outras manutenções básicas. | ||
Até existe a manutenção que são nas baterias, porém as montadoras alegam ser menos manutenção em períodos mais espaçados. E possuem por um bom período a garantia da própria fabricante. Período esse maior que a garantia do próprio carro. | ||
Pontos Negativos | ||
Tempo de Carga | ||
Este é um tema que entra em pauta para qualquer comprador deste carro, pois ninguém quer ficar com o carro por horas e horas carregando e usando poucos km. Basicamente existem atualmente diferentes possibilidades de carregamento do carro elétrico, a mais convencional ainda é instalar um carregador para o carro na residência do proprietário. | ||
O problema deste método de carregamento é o alto tempo de carregamento, um carro pode demorar de 8 a 10 horas para completar a carga de sua bateria. Agora, em carregadores de recarga rápida, geralmente instalados em lugares públicos, como postos, shoppings, parques, entre outros, pode demorar menos de 1 hora para ter a recarga completa. | ||
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Atualmente, o carregador mais rápido que tem instalado no Brasil, que é de 200 kWh, está instalado na concessionária de carros da Volvo, na cidade de São Paulo. A montadora sueca é uma das que mais investe na tecnologia no país, inclusive no final de 2021 a empresa divulgou que realizará um investimento de 10 milhões de reais para investir na tecnologia. Atualmente a montadora não comercializa mais nenhum veículo 100% combustível possível, em seu catálogo só possui disponível carros elétricos ou híbridos. | ||
Carregamento | ||
Um outro grande problema, por enquanto, ainda é a disponibilidade de carregadores públicos espalhados pelas cidades. Enquanto no Brasil inteiro possui menos de mil carregadores de carros elétricos, nos Estados Unidos possuem mais de cinquenta mil. A diferença é grande, e justifica a diferença de frota destes carros nos EUA. | ||
Um dos maiores impedimentos antes de alguém adquirir um carro elétrico no Brasil hoje possivelmente é a questão da disponibilidade de carregadores, pois ninguém quer comprar um carro de meio milhão de reais, e ficar em “Pane Seca”. | ||
Para aqueles que desejam adquirir o carregador residencial e instalar por conta própria ainda possui duas barreiras, a primeira é que é o alto custo de conta de eletricidade no país, que no final do mês não se torna muito atrativo, mas ainda assim compensa quando comparado com o custo da gasolina ou diesel. | ||
Outro impedimento referente aos carregadores residenciais é a questão de condomínios, pois para aqueles que moram em condomínios de prédios ou casas estão reféns da aprovação da instalação. Alguns proprietários até conseguem conversar e instalar, porém o carregador é ligado no relógio da residência do mesmo. Outros condomínios possuem projetos para terem carregadores desses para todos os moradores. | ||
Preço | ||
Um grande problema de carros elétricos no Brasil ainda é o preço para adquirir um. Por conta da recente tecnologia embarcada nos carros o valor é bem maior que quando comparado com veículos da mesma categoria a combustão. | ||
As baterias que compõem os carros, de lítio, que são grandes e pesados, aumentam o preço final dos carros. Fazendo com que carros compactos elétricos tenham preço de carros de grande porte a combustão. | ||
Atualmente, no Brasil, o carro elétrico mais barato comercializado é o JAC E-JS1, que é considerado um carro compacto, com 300 km de autonomia, relativamente pouco para um carro elétrico. E parte dos R$150.000,00. O elétrico de baixo custo conta com um motor de 62 cavalos e 1.6 kgfm. | ||
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Do outro lado dos compactos, temos a linha SUV dos elétricos, representada principalmente pelo Volvo XC40 Recharge. O carro conta com mais de 400 km de autonomia e 408 cavalos de potência. Para adquirir o SUV elétrico da marca sueca tem que desembolsar cerca de R$400.000,00. | ||
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Carro Híbrido | ||
Os carros híbridos se diferenciam bastante dos carros convencionais que nós conhecemos, os carros a combustão. Os veículos com denominação Híbrido possuem seu motor a combustão, como qualquer outro, porém, também possui um motor elétrico, ou seja, um único carro com dois motores, um movido a gasolina ou álcool e o outro a eletricidade. | ||
Assim como outros modelos, os carros híbridos também possuem diferentes categorias. Uma delas é o carro com funcionamento em série, sendo ele aquele que o motor de combustão tem apenas o papel de carregar a bateria e fornecer energia para o motor elétrico, o último sendo o que movimenta o carro. | ||
Já outras categorias de funcionamento híbrido tem as suas duas motorizações funcionando em paralelo ou até de forma combinado (também chamada de híbrido misto), no qual o próprio carro, através de uma análise da sua central eletrônica, realiza cálculos que decide qual fonte de energia é a melhor para o momento. | ||
Na versão híbrida, também é possível encontrar os modernos modelos plug-in, com os carregamentos de bateria sendo realizados através de tomadas, como nos carros totalmente elétricos. | ||
Pontos Positivos | ||
Preço | ||
Atualmente, no Brasil, para adquirir um carro híbrido é mais em conta que um carro elétrico, porém, mais caro que um carro normal a combustão. Para se ter uma ideia de valores, para adquirir um dos carros híbridos mais vendidos no Brasil, o Toyota Corolla Altis Hybrid, você precisa desembolsar cerca de R$170.000,00. Cerca de R$30.000,00 a mais que a mesma versão, porém com motor a combustão. | ||
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Ainda que estes carros venham com valor maior por conta de toda tecnologia embarcada, contando com baterias e todo o sistema de carregamento, a economia é feita a longo prazo nestes casos. | ||
Consumo | ||
O consumo destes carros é algo incrível para um carro que possui debaixo do capô um motor a combustão. Porém aliado com o motor elétrico, estes carros conseguem fazer a marca de 25 km/l dependendo do carro. | ||
Mesmo tendo que gastar um valor maior na hora da compra, acaba se tornando um investimento na verdade, pois você deixará de gastar rios de dinheiro com a gasolina, obtendo um carro bem mais econômico que os convencionais. | ||
Pontos Negativos | ||
Manutenção | ||
De longe um grande problema nos carros híbridos é a manutenção, pois são veículos que contam com dois motores, logo duas manutenções. Sabemos que baterias possuem a manutenção melhor que motores a combustão, que precisam regularmente de manutenções, como troca de óleo, pastilhas, correias, juntas, entre outros. | ||
Estes veículos geralmente vão possuir uma garantia da bateria de 5 anos da concessionária, então após este período, quando apresentar alguma falha o proprietário terá que arcar com os custos, que não é nada barata. Visto que no Brasil ainda possui pouca empresa especializada neste tipo de mão de obra. | ||
Desvalorização | ||
Como os carros híbridos são uma fase intermediária entre os clássicos carros a combustão e os futuros carros elétricos. Esta fase irá passar, e especialistas especulam que dentre alguns anos os carros híbridos não serão mais produzidos pelas montadoras, visto que estas somente irão produzir carros elétricos. | ||
Exemplo disto é a Volvo, que impôs uma meta que em alguns anos somente produzirá 100% dos carros elétricos. E, em 2022, interrompeu o sucesso de vendas do XC40 Híbrido, produzindo então apenas o XC40 Elétrico. | ||
A montadora sueca é uma das montadoras que mais investe na tecnologia de carros elétricos no mundo. | ||
Com a alta dos carros elétricos nos próximos anos, estima-se então que os híbridos serão esquecidos, será utilizado apenas como uma fase de adaptação, então estes veículos sofrerão uma forte desvalorização. | ||
Conclusão – Carros Elétricos vs Carros Híbridos! Qual comprar? | ||
Como dito acima, o objetivo das montadoras com os carros híbridos é fazer com que os proprietários se acostumem com a ideia de ter um carro com motor elétrico, de ter que recarregar as baterias, seja em casa, no trabalho, ou até mesmo em shoppings e parques. | ||
Para assim realmente cair no gosto do povo, as montadoras irão produzir unica e exclusivamente carros elétricos. Porém este processo ainda leva alguns anos, visto que os postos de recarga no Brasil ainda é um número muito baixo. | ||
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Esta imagem é um print de tela de um aplicativo para celular que mostra a localização dos postos de recarga, chamado Plug Share. Veja que na região de São Paulo até possui bastantes pontos, que não são muitos pelo número da frota do Estado. Porém quando sobe para o Norte e Nordeste a imagem é espantosa, pois o número é praticamente insignificante. | ||
Veja que no estado do Amazonas tem somente dois postos, no maior estado do país isso. No Nordeste também não se salva, a quantidade é bem baixa. | ||
A comercialização de carros elétricos ainda depende muito da quantidade de postos espalhados pelas estradas e ruas do Brasil, pois antes de um proprietário deste tipo de carro realizar uma viagem tem que se programar bem e ver os pontos que possui em sua rota, coisa que não é nada comum com carros a combustão, ou carros híbridos, que se a bateria acabar ainda tem todo o sistema de motor a combustão funcionando para não deixar na mão. | ||
Então esta infraestrutura tem que aumentar bastante para se ver mais carros elétricos nas ruas. Porém ninguém quer comprar um carro de R$400.000,00 e ficar parado na rua por “pane seca”. | ||
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