Do famoso Rolls-Royce da posse presidencial, até os carros utilizados no dia a dia daqueles que já assumiram o cargo de maior autoridade máxima do país.
Do famoso Rolls-Royce da posse presidencial, até os carros utilizados no dia a dia daqueles que já assumiram o cargo de maior autoridade máxima do país. Confira agora um pouco da história dos carros presidenciais do Brasil. | ||
A história do Rolls-Royce Silver Wraith | ||
Um dos veículos mais marcantes da história do Brasil, o Rolls-Royce Silver Wraith chegou ao país em 1953. Na época sua compra foi autorizada por Getúlio Vargas. O veículo é utilizado até hoje em ocasiões especiais, como posses presidenciais e desfiles comemorativos. | ||
| ||
Presidentes podem até deixar o cargo, para posse de seus sucessores, mas o Silver Wraith nunca sai de cena. O famoso veículo é mantido pelo Ministério da Defesa e já levou vários presidentes para suas respectivas posses: De Getúlio Vargas até o nosso atual presidente, Jair Bolsonaro. | ||
Antes do modelo Wraith chegar ao solo brasileiro, as autoridades máximas do nosso país utilizavam um Lincoln 1935. | ||
A primeira vez do Wraith em uma data especial | ||
Getúlio Vargas utilizou o veículo pela primeira vez em Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro. A festividade em questão tratava-se de uma comemoração em homenagem ao Dia do Trabalho. | ||
Famoso internacionalmente | ||
Mas se engana quem pensa que aqui no Brasil, apenas autoridades brasileiras utilizaram o veículo. Em visitas ao nosso país, até mesmo personalidades como a Rainha Elizabeth já andaram pelo famoso Wraith. | ||
| ||
Detalhes técnicos do Wraith | ||
O carro presidencial é composto por um motor 6 cilindros, com capacidade para 4,6 litros. Seu câmbio manual possui uma alavanca que está interligada à coluna de direção e suas quatro marchas. O veículo chegou a ser restaurado no ano de 2001. E vale lembrar que sempre antes de ser utilizado, ele passa por uma preparação especial. | ||
Carros presidenciais de trabalho | ||
No dia a dia para tratar de assuntos de trabalhos, o presidente utiliza outro veículo. Entre todos que já passaram pelo maior cargo de autoridade do país, os modelos de carros utilizados por eles já foram diversos. Vamos começar então pelo atual presidente, Jair Bolsonaro. | ||
Jair Bolsonaro: Fusion Hybrid e Fusion Titanium | ||
O primeiro veículo utilizado por Jair Bolsonaro em seu mandato, foi um Fusion Hybrid da Ford. O modelo foi cedido no ano de 2018, pela marca. Porém, no ano de 2019, foram feitas algumas trocas, para que o governo pudesse adquirir carros mais novos que oferecessem uma maior segurança. Com isso o novo carro do presidente passou a ser um Fusion Titanium. | ||
| ||
(Brasília – DF, 04/06/2019) Hasteamento da Bandeira Nacional no Palácio do Alvorada. Foto: Marcos Corrêa/PR | ||
Detalhes técnicos do veículo | ||
O modelo trata-se de um AWD 2.0 EcoBoost, blindado, na cor preta. O veículo tem a capacidade de resistir a tiros de submetralhadora de calibre 9 milímetros. Contando assim com toda a segurança que um Presidente da República necessita. | ||
Dentre mais alguns detalhes, o Ford Titanium também conta com proteção frontal, pneus à prova de tiro, luzes intermitentes e rotativas, capacidade para carregar equipamentos eletrônicos de detecção, varredura e monitoramento, GPS, rádio transceptor e suportes para armamentos e munições. Além disso, o veículo conta com um motor 2.0 turbo de 248 cv e 6 marchas. | ||
Michel Temer: Chevrolet Omega | ||
Michel Temer costumava se deslocar por Brasília com um Chevrolet Omega. Vale lembrar que seu comboio de automóveis possuía também veículos de outras marcas. Não encontramos maiores detalhes sobre o veículo. | ||
Porém, uma informação inusitada é que Temer optou em não utilizar o famoso Rolls-Royce Silver Wraith no desfile de 7 de setembro, dos anos de 2016 e 2017. Na época, o político preferiu desfilar com um veículo fechado. | ||
| ||
Dilma Rousseff: Ford Edge | ||
Durante o período em que foi Presidente da República, Dilma Rousseff optou em utilizar um Ford Edge, como veículo de trabalho. Faziam parte de seu comboio 12 veículos desse modelo, no qual dez eram blindados. | ||
Detalhes técnicos do veículo | ||
O modelo blindado que foi fabricado no Canadá, contava com um motor V6 de 3,5 litros, a gasolina. | ||
| ||
Lula: Chevrolet Omega e Ford Fusion | ||
Em seu primeiro mandato, Lula utilizava um Chevrolet Omega blindado. O veículo foi a última geração do sedã e contava com motor V6 3.6, de 292 cv e câmbio automático de seis marchas. Já no seu segundo mandado, em meados de 2008, ele passou a utilizar um modelo híbrido do Ford Fusion. | ||
| ||
Fernando Henrique Cardoso: Omega e Holden Commodore | ||
Em seu primeiro mandato no ano de 1994, Fernando Henrique optou por utilizar um GM Omega. De origem alemã, o veículo era fabricado em solo brasileiro. O modelo contava com faróis de milha e eixo cardã bipartido. Já, em seu segundo mandato, FHC optou por utilizar um Holden Commodore. O veículo veio da Austrália, mas aqui no Brasil continuou a ser chamado de Omega. O carro contava com motor Buick, V6 3.8. | ||
| ||
De Itamar Franco a Costa e Silva: Linha do tempo de alguns carros presidenciais do Brasil – De GM Opala a Limusine | ||
Itamar Franco – GM Opala: Motor com 6 cilindros e 3.8 litros; | ||
| ||
Fernando Collor – Lincoln Continental: Injeção Eletrônica, freios abs, sensores que acionavam os faróis automaticamente ao escurecer, computador de bordo, ar condicionado digital e controles no volante; | ||
| ||
João Figueiredo e José Sarney – Ford Landau: Tecidos nobres, peças cromadas em verde, bancos inteiriços na frente, direção assistida, câmbio automático com 3 marchas, ar condicionado, alavanca na coluna de direção, comandos internos de retrovisores; | ||
| ||
Ernesto Geisel – Galaxie: Motor V8 e suspensão que absorvia as irregularidades do piso; | ||
| ||
Costa Silva e Castelo Branco: Limousine do Itamaraty: Bancos de couro e ar condicionado. | ||
| ||
E você, se fosse o presidente do país, qual dessas máquinas você escolheria para fazer parte do seu comboio presidencial? | ||
| ||