Ford T: O primeiro veículo popular da montadora americana
0
0

Ford T: O primeiro veículo popular da montadora americana

De um protótipo de carro de um grande sonhador americano, até o carro do século, conheça o Ford T.

Neon on Road ūüöô
6 min
0
0

De um protótipo de carro de um grande sonhador americano, até o carro do século, conheça o Ford T.

Quem foi Henry Ford?

Henry Ford foi um grande empresário e engenheiro do ramo automobilístico, que marcou a história com suas ideias inovadoras. Junto de mais 11 investidores, o visionário Henry fundou a Ford em 16 de junho de 1903. O primeiro automóvel fabricado pela empresa foi o modelo A, desenvolvido no ano de 1904. O veículo teve 1708 unidades fabricadas na época.

Quem foi Henry Ford?
Quem foi Henry Ford?

Por√©m, sua grande inova√ß√£o veio no ano de 1908. Quando Henry Ford e sua equipe, marcaram a hist√≥ria automobil√≠stica do mundo. Isso aconteceu porque o empres√°rio desenvolveu uma cria√ß√£o que repercutiria por muitos anos. O famoso ‚ÄúFord T‚ÄĚ, foi o primeiro ve√≠culo popular do mundo e teve seu nome marcado na hist√≥ria.¬†

Início do Ford T

Sua produ√ß√£o foi iniciada em 1¬ļ de Outubro de 1908. O carro contava com algumas inova√ß√Ķes para a √©poca, como: produ√ß√£o em escala, pe√ßas para reposi√ß√£o e um valor acess√≠vel para o p√ļblico. Esse conjunto de informa√ß√Ķes acabou fazendo do Ford T uma revolu√ß√£o automobil√≠stica mundial.¬†

Dentre suas características, o modelo contava com um motor de quatro cilindros. Além de um bom consumo de combustível. Atributos que contribuíram para a fama de confiável e barato, do veículo. 

FORD T
FORD T

A sensa√ß√£o ‚ÄúT‚ÄĚ, chegou at√© a participar de uma corrida continental nos Estados Unidos, no ano seguinte de sua cria√ß√£o. Para alegria da ‚Äúequipe Ford‚ÄĚ, o ve√≠culo conseguiu um resultado extraordin√°rio para a √©poca. O modelo venceu a prova depois de ter percorrido 6,5 quil√īmetros em 22 dias. O Ford T atingiu a marca de 14,4 km de velocidade m√©dia. E assim o autom√≥vel come√ßava a mostrar do que seria capaz. E dessa maneira passava a virar o orgulho de Henry.¬†

Para a população da época, dirigir não era uma tarefa tão fácil quanto nos dias atuais. Isso acontecia por conta das poucas estradas pavimentadas que existiam no período. Antes da inovação Ford T, muitas vezes os carros eram vistos como um perigo para os ocupantes, pela maneira com que eram fabricados, de forma artesanal. Em junção com a qualidade baixa das estradas. 

Email image

Produ√ß√£o em s√©rie do Ford T ‚Äď Fordismo

Por√©m, essa hist√≥ria come√ßou a mudar a partir de 1913, com mais uma inven√ß√£o do grande Henry Ford. O empreendedor passou a desenvolver produ√ß√Ķes em s√©ries para o Ford T, o que proporcionou grandes inova√ß√Ķes para o meio automobil√≠stico no per√≠odo. Al√©m disso, com a novidade, Henry p√īde baratear os custos da produ√ß√£o, seguindo assim sua nova linha de montagem. O mercado de consumo de massas passou ent√£o a ser uma realidade.¬†

Produção em Série Ford T - Fordismo
Produção em Série Ford T - Fordismo

O Ford T era s√≥ elogios na √©poca. Por conta de sua mec√Ęnica simples, onde muitos poderiam ter acesso ao carro e mant√™-lo com tranquilidade em rela√ß√£o a custos, o ve√≠culo caiu nas gra√ßas do p√ļblico. E conquistou grande parte dos consumidores.¬†

A produ√ß√£o em massa fez com que o empres√°rio Henry Ford investisse pesado em m√°quinas para a sua f√°brica. O investimento com certeza valeu a pena. Com o Ford T caindo nas gra√ßas do p√ļblico, al√©m dos f√£s nos Estados Unidos, o ve√≠culo passou a ganhar p√ļblico tamb√©m em outros pa√≠ses.¬†

Famosos dirigindo o Ford T

Grandes personalidades da época adquiriram o modelo, o que fez com que a fama do Ford T aumentasse ainda mais. Nomes como Thomas Edison e Will Rogers, tiveram o privilégio de ter um Ford T em suas garagens. Na imagem abaixo, Thomas Edison com sua unidade do Ford T. 

Thomas Edison Ford T
Thomas Edison Ford T

Funcionalidades do veículo

Alguns detalhes técnicos do carro funcionavam da seguinte maneira: o pedal central possuía a função de controlar a ré do veículo. Já o direito era responsável pelo controle do freio traseiro. O automóvel não possuía freio dianteiro. Já as marchas funcionavam da seguinte forma: o veículo possuía duas, que podiam ser selecionadas através do pedal esquerdo. 

Quando o pé era pressionado de forma inteira, a primeira marcha era acionada. Já se o pé fosse colocado em meio curso, o veículo entrava em ponto morto. E quando o motorista tirava o pé de forma total, a segunda marcha entrava em ação. 

Recorde em vendas

Com a produ√ß√£o a todo vapor, em 1917 a Ford chegou √† incr√≠vel marca de 2 milh√Ķes de ve√≠culos produzidos. Dois anos depois, em 1919, o modelo passou a contar com mais uma grande novidade: finalmente a partida el√©trica chegava ao Ford T. O sucesso nas vendas do modelo proporcionaram ainda a cria√ß√£o de departamentos de cor e design, na empresa Ford.¬†

No decorrer dos anos, recordes e novidades envolvendo o T n√£o pararam de aparecer. O ano de 1921 foi marcado pela marca de 5 milh√Ķes de ve√≠culos produzidos. Pouco tempo depois, em 1924, o modelo T chegou a bater recorde de vendas no Brasil, com 24.250 autom√≥veis vendidos. Esse recorde durou at√© o ano de 1960, com a chegada do corcel.¬†

As novidades envolvendo o modelo n√£o pararam por a√≠. No ano de 1925, foi a vez do mundo conhecer o modelo T picape. Esse conjunto de informa√ß√Ķes e novidades, prepararam o terreno para que em 1927 o Ford T batesse a marca de 15 milh√Ķes de ve√≠culos produzidos. E assim se encerrava a produ√ß√£o do modelo que revolucionou o cen√°rio automobil√≠stico mundial.¬†

Vencedor de prêmios

Tantos dados n√£o nos deixam d√ļvidas de que o Ford T foi um dos maiores sucessos do com√©rcio de carros de todos os tempos. O sucesso foi tanto, que o modelo chegou a ser considerado o carro do s√©culo pela Global Automotive Elections Foundation, no ano de 2000.¬†

E esse n√£o foi um simples reconhecimento. O j√ļri que chegou a essa conclus√£o era composto por mais de 130 jornalistas, ao redor de mais de 30 pa√≠ses. Realmente, um reconhecimento desse tamanho √© para poucos. Apenas algo que de fato marcou a hist√≥ria como o Ford T, poderia ter um t√≠tulo desses.

Modelo de negócio inovador

Henry Ford foi um revolucionário de sua época. Seu conceito inovador de linha de montagem, além de possibilitar baratear os custos dos veículos, também fez com que fosse possível aumentar os salários de seus funcionários. 

O sucesso de seu modelo de neg√≥cio, que combinava menores pre√ßos com maiores rendas, fez com que in√ļmeras empresas ao redor do mundo adotassem o mesmo sistema. Henry Ford sem d√ļvidas revolucionou o mercado de consumo de massas, a partir da inova√ß√£o na fabrica√ß√£o do Ford T.¬†

Suas inova√ß√Ķes refletem no mercado at√© hoje, a partir de sua ideia de polariza√ß√£o do autom√≥vel. Afinal o que seria desse mercado, sem a produ√ß√£o em massa a baixo custo?¬†

Talvez Henry Ford n√£o imaginasse nem em seus melhores sonhos, que naquele 1¬ļ de Outubro de 1908 em Piquette Avenue, estava prestes a ser apresentado ao mundo um fen√īmeno que mudaria a hist√≥ria automobil√≠stica de todos os tempos. E que ainda nos anos 2000, seria lembrado como modelo de inova√ß√£o.

Email image