O que é a Cilindrada dos motores?
0
0

O que é a Cilindrada dos motores?

Muitos motoristas adquirem seus carros com a preocupação de o motor atender suas necessidades do cotidiano, porém nem se quer sabem a real diferença entre a cilindrada dos motores 1.0, 1.4,1.6, 2.0,..

Neon on Road ūüöô
3 min
0
0

Muitos motoristas adquirem seus carros com a preocupação de o motor atender suas necessidades do cotidiano, porém nem se quer sabem a real diferença entre a cilindrada dos motores 1.0, 1.4,1.6, 2.0, 3.0.

O que é Cilindrada nos motores?
O que é Cilindrada nos motores?

O que é?

A cilindrada de um motor √© comumente designada por dois n√ļmeros, como, 1.0, 1.6, 2.0, 3.0, e assim por diante. Esse n√ļmero nada mais √© que uma abrevia√ß√£o da quantidade de g√°s combust√≠vel que √© queimado dentro dos pist√Ķes do motor do ve√≠culo. Isso medido em cent√≠metros c√ļbicos (cm¬≥), sendo que tamb√©m pode ser entendido como ‚Äúcc‚ÄĚ, abrevia√ß√£o de cilindrada. Quando falamos que um determinado motor de carro √© 1.0 ou 1.000 cm¬≥, tamb√©m pode se entender 1 litro. Ou seja, este motor queima um litro de g√°s combust√≠vel a cada rota√ß√£o dos pist√Ķes.

Quando falamos de 1 litro de gás combustível não estamos falando de 1 litro de combustível (gasolina, álcool, diesel). Na verdade estamos nos referindo a mistura que acontece dentro do motor, a mistura ar mais combustível.

Como acontece a queima dos gases?

Quando se fala na queima dos gases dentro dos motores dos carros, muito se houve falar em ciclo Otto do motor. Que nada mais é que o processo que o motor realiza para transformar energia química do gás combustível em energia cinética e em calor.

Dentro dos cilindros, que est√£o localizados os pist√Ķes, e estes as bielas, aos quais est√£o ligados, formam um conjunto que se move de baixo para cima, assim, movimentando o virabrequim.¬†

Email image

Qual a relação da cilindrada e a potência do motor?

Se um motor de quatro cilindros possui 1.6 cc, isto quer dizer que cada cilindro possui 400 cm¬≥ para realizar a queima do ar combust√≠vel. Logo, um motor com apenas tr√™s cilindros, e 1.000 cm¬≥, possui cerca de 333 cm¬≥ para cada cilindro. J√° um motor V6, com 3.5 litros, tem aproximadamente 583 ml em cada cilindro, ou seja, este √ļltimo possui seus cilindros bem maiores.

Se um motor 1.0 queima determinada quantidade de ar combust√≠vel, teoricamente, o motor 2.0 queimar√° o dobro de quantidade de g√°s combust√≠vel a cada movimento dos pist√Ķes, por√©m a rela√ß√£o de cilindrada x pot√™ncia n√£o √© proporcional, logo, um motor 2.0 n√£o √© capaz de produzir o dobro de pot√™ncia que um motor de 1.000 cm¬≥.

Porém, como a potência é a capacidade de um motor converter o combustível em força para assim locomover o veículo, então, se um motor é capaz de queimar mais combustível a cada rotação, logo, este deverá ser mais potente.

As montadoras utilizam as cilindradas para divulgarem e promoverem seus veículos, sendo que, muitas vezes, quanto mais cilindradas, mais cavalos de potência. Isto em motores 100% a combustão, não levando em consideração motores híbridos, com motor a combustão e motor elétrico.

N√£o √© incomum vermos carros com mais cilindradas serem menos potentes que outros ve√≠culos com mais cilindradas, isto ocorre pois a pot√™ncia √© o resultado de uma s√©rie de fatores, sendo que a cilindrada √© apenas um deles, tamb√©m se leva em considera√ß√£o materiais utilizados para produzir o motor, rota√ß√Ķes que o motor suporta, se o motor √© equipado com turbina e intercooler, entre outros fatores que podem fazer com que um ve√≠culo com menos cilindrada possua mais cavalos que um carro com mais cilindrada.

Menos cilindrada, menos combustível 

O consumo de combustível de um veículo está muito atrelado a quantas cilindradas o motor possui, sendo que motores de baixa cilindrada irão consumir menos combustível, porém, entregaram menos potência ao motorista. Logo, veículos com mais cilindradas, entregaram uma maior potência para o carro, porém irá consumir mais combustível.

Email image