Muitos motoristas adquirem seus carros com a preocupação de o motor atender suas necessidades do cotidiano, porém nem se quer sabem a real diferença entre a cilindrada dos motores 1.0, 1.4,1.6, 2.0,..
Muitos motoristas adquirem seus carros com a preocupação de o motor atender suas necessidades do cotidiano, porém nem se quer sabem a real diferença entre a cilindrada dos motores 1.0, 1.4,1.6, 2.0, 3.0. | ||
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O que é? | ||
A cilindrada de um motor é comumente designada por dois números, como, 1.0, 1.6, 2.0, 3.0, e assim por diante. Esse número nada mais é que uma abreviação da quantidade de gás combustível que é queimado dentro dos pistões do motor do veículo. Isso medido em centímetros cúbicos (cm³), sendo que também pode ser entendido como “cc”, abreviação de cilindrada. Quando falamos que um determinado motor de carro é 1.0 ou 1.000 cm³, também pode se entender 1 litro. Ou seja, este motor queima um litro de gás combustível a cada rotação dos pistões. | ||
Quando falamos de 1 litro de gás combustível não estamos falando de 1 litro de combustível (gasolina, álcool, diesel). Na verdade estamos nos referindo a mistura que acontece dentro do motor, a mistura ar mais combustível. | ||
Como acontece a queima dos gases? | ||
Quando se fala na queima dos gases dentro dos motores dos carros, muito se houve falar em ciclo Otto do motor. Que nada mais é que o processo que o motor realiza para transformar energia química do gás combustível em energia cinética e em calor. | ||
Dentro dos cilindros, que estão localizados os pistões, e estes as bielas, aos quais estão ligados, formam um conjunto que se move de baixo para cima, assim, movimentando o virabrequim. | ||
Qual a relação da cilindrada e a potência do motor? | ||
Se um motor de quatro cilindros possui 1.6 cc, isto quer dizer que cada cilindro possui 400 cm³ para realizar a queima do ar combustível. Logo, um motor com apenas três cilindros, e 1.000 cm³, possui cerca de 333 cm³ para cada cilindro. Já um motor V6, com 3.5 litros, tem aproximadamente 583 ml em cada cilindro, ou seja, este último possui seus cilindros bem maiores. | ||
Se um motor 1.0 queima determinada quantidade de ar combustível, teoricamente, o motor 2.0 queimará o dobro de quantidade de gás combustível a cada movimento dos pistões, porém a relação de cilindrada x potência não é proporcional, logo, um motor 2.0 não é capaz de produzir o dobro de potência que um motor de 1.000 cm³. | ||
Porém, como a potência é a capacidade de um motor converter o combustível em força para assim locomover o veículo, então, se um motor é capaz de queimar mais combustível a cada rotação, logo, este deverá ser mais potente. | ||
As montadoras utilizam as cilindradas para divulgarem e promoverem seus veículos, sendo que, muitas vezes, quanto mais cilindradas, mais cavalos de potência. Isto em motores 100% a combustão, não levando em consideração motores híbridos, com motor a combustão e motor elétrico. | ||
Não é incomum vermos carros com mais cilindradas serem menos potentes que outros veículos com mais cilindradas, isto ocorre pois a potência é o resultado de uma série de fatores, sendo que a cilindrada é apenas um deles, também se leva em consideração materiais utilizados para produzir o motor, rotações que o motor suporta, se o motor é equipado com turbina e intercooler, entre outros fatores que podem fazer com que um veículo com menos cilindrada possua mais cavalos que um carro com mais cilindrada. | ||
Menos cilindrada, menos combustível | ||
O consumo de combustível de um veículo está muito atrelado a quantas cilindradas o motor possui, sendo que motores de baixa cilindrada irão consumir menos combustível, porém, entregaram menos potência ao motorista. Logo, veículos com mais cilindradas, entregaram uma maior potência para o carro, porém irá consumir mais combustível. | ||