O que é a Cobertura Despesas Extraordinárias?
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O que é a Cobertura Despesas Extraordinárias?

Saiba o que é a cobertura de despesas extraordinárias, e sua importante contratação em seu seguro automóvel.

Neon on Road 🚙
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Saiba o que é a cobertura de despesas extraordinárias, e sua importante contratação em seu seguro automóvel.

O que é a Cobertura Despesas Extraordinárias?
O que é a Cobertura Despesas Extraordinárias?

O que é?

As Despesas Extraordinárias no seguro automóvel são contratadas através de uma cláusula adicional. Esta cláusula é para casos em que o veículo segurado sofra uma perda total, que este receberá uma indenização integral da seguradora.

Foi criada com o objetivo de indenizar gastos extras que o segurado teve em seu veículo, gastos estes que somados o valor do carro ultrapassam o valor da Tabela FIPE, ou seja, o que seria recebido como indenização integral pela companhia. Então quando contratada esta cláusula, o segurado, em caso de perda total, receberá o valor da Tabela FIPE mais este valor contratado como extra.

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Qual o valor coberto?

O valor desta cláusula, para adicionar ao valor do veículo, irá alterar de seguradora para seguradora. Sendo que, algumas contratam o valor fixo, por exemplo, podendo contratar R$2.000,00, R$3.000,00, R$4.000,00 entre outros valores para somar na indenização integral. 

Então, se um segurado possui um carro que no momento do incidente seja avaliado em R$40.000,00 pela Tabela FIPE e este contrate R$4.000,00 de despesa extra, a indenização integral será no valor de R$44.000,00.

Outra maneira, um pouco mais comum de se ver, é as companhias oferecerem esta cobertura por meio de um valor com base no veículo, por porcentagem do valor do carro, sendo, 10%, 15%, entre outros. Logo, se um carro custa R$40.000,00 e o contratado para despesa extraordinária foi de 15% a indenização para perda total será de R$46.000,00.

Para quem vale a pena?

Esta cláusula é comumente contratada por pessoas que gastaram com acessórios em seus veículos, e que em possíveis indenizações integrais, sejam estas por acidente ou roubo/furto, desejam receber o valor do carro acrescido destes acessórios.

Geralmente, aqueles que colocam rádio, CD player, telas, caixa de som, rodas, ou outros acessórios em seu veículo caso sejam roubados ou furtados desejam receber este valor investido de volta.

Quando acionado?

Esta cláusula só poderá ser acionada caso o carro segurado sofra uma perda total. Logo, sendo oriundo, por exemplo, de um roubo/furto ou até mesmo de um acidente. Assim que a seguradora analisar todos os documentos do sinistro e todo o ocorrido, e estiver na etapa de finalização do sinistro para indenizar o segurado. 

O pagamento será realizado conforme contratado em apólice, por exemplo, 100% do valor do carro segundo a Tabela FIPE + 10% para despesas extraordinárias.

Como acionar? 

Antes de tudo, se você é segurado da Neon Seguros, basta você entrar em contato com seu agente de seguros e informar o ocorrido para ele mesmo abrir o processo de sinistro junto a sua seguradora.

Portanto, se não é nosso segurado, entre em contato com seu corretor de seguros para dar abertura no aviso de sinistro.

Dessa forma, se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, nós da Neon Seguros, criamos o primeiro eBook sobre Sinistro de Seguro Automóvel criado por uma corretora de seguros, basta clicar aqui para acessar o eBook gratuitamente. E lembrando, para ter acesso a este eBook você não precisará ser nosso segurado.

Agora que sei do que se trata, posso adicionar ao meu seguro?

Sim! Basta você realizar um endosso em seu seguro, para poder contratar esta cláusula em seu seguro automóvel. É um procedimento bem simples, se você é segurado da Neon Seguros basta entrar em contato com seu agente de seguros para realizar o procedimento de aumento da cobertura. Caso você possua o veículo segurado em outra corretora, entre em contato com eles para aumentar sua cobertura.

Como funciona a indenização?

Como em qualquer outra perda total, será realizada a vistoria no veículo segurado para constatar a perda total deste. Em seguida, a seguradora irá solicitar os documentos necessários, como documento do carro, e a CNH do condutor no momento do incidente, e orçamento de reparo do veículo.

Então após todos documentos entregues para a companhia, está irá analisar todo ocorrido para realizar a indenização, o período de análise, é determinado pela SUSEP por no máximo 30 dias corridos após a entrega de todos documentos, caso a seguradora não cumpra este período, esta terá que indenizar o valor acrescido de mora por conta do atraso.

Como contratar?

Assim como para aqueles que desejam adicionar em seu seguro já vigente, para você que ainda não possui seguro automóvel. Poderá contratar seu seguro já com esta clausula, para ficar ainda mais seguro.

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