O que é Carro Reserva?
0
0

O que é Carro Reserva?

Saiba o que é o carro reserva, uma cobertura muito importante no seguro automóvel que muitos segurados não contratam em seu seguro.

Neon on Road ūüöô
5 min
0
0

Saiba o que é o carro reserva, uma cobertura muito importante no seguro automóvel que muitos segurados não contratam em seu seguro.

O que é Carro Reserva?
O que é Carro Reserva?

Como funciona o carro reserva no seguro?

A cobertura de carro reserva no seguro autom√≥vel pode ser contratada no momento em que se est√° fechando o seguro com seu corretor, ou at√© mesmo na renova√ß√£o. √Č uma cobertura muito importante para aquelas pessoas que n√£o podem ficar sem seus carros, pois dependem deles e usam cotidianamente.

Caso o veículo segurado sofra um incidente e precise ficar alguns dias parados na oficina para reparo, e o segurado não possa ficar sem nenhum meio de transporte, a seguradora oferece carro reserva para ele. Este carro não é da própria seguradora, e sim de uma locadora que é parceira da companhia.

Quando acionar?

O carro reserva poderá ser acionado quando seu veículo sofre algum tipo de sinistro, porém não todos. Em sinistros de danos parciais, como batidas, e o segurado queira reparar seu carro pelo seguro, tendo que pagar somente a franquia, este terá direito ao carro , pelo prazo determinado contratado em apólice. A seguradora libera o carro assim que é aprovado para reparar o veículo.

Poderá ser acionado o carro reserva quando o veículo sofrer uma colisão por perda total, ou até mesmo se o carro for roubado ou furtado. A companhia irá disponibilizar o carro assim que todos documentos do sinistro forem entregues, e após constatar a indenização integral. Então o segurado poderá utilizar o carro.

Email image

√Č importante lembrar que em casos de sinistros de vidros, retrovisores, lanternas e far√≥is, por mais que o ve√≠culo precise ficar parado por alguns dias para reparo, a seguradora n√£o oferece carro reserva para este tipo de sinistro.

Para acionar o carro reserva o segurado n√£o precisar√° pagar nenhum tipo de franquia para a seguradora, desde que contratada esta cobertura o segurado poder√° utilizar sem precisar pagar nada mais.

Como solicitar o carro reserva?

Para solicitar o carro é bem simples, porém se você já é segurado pela Neon Seguros, seu agente de seguros já irá explicar para você tudo sobre o carro reserva caso precise em um sinistro.

Porém, se você não é segurado da Neon Seguros, entre em contato com sua corretora de seguros para saber mais como faz para solicitar seu carro reserva. Lembrando que nem todas as apólices de seguro automóvel possuem a cobertura para carro.

Quais os prazos?

Os prazos para carro reserva variam bastante, sendo que é determinado este prazo na contratação do seguro. Geralmente os prazos variam entre 7, 10, 15, 20 ou até 30 diárias de carro. Tendo planos até com diárias ilimitadas, para um maior conforto do segurado.

Na contratação do seguro, ou na renovação, o segurado poderá solicitar mais ou menos diárias em seu seguro, sendo que, quanto mais diárias, o preço do seguro tende a subir também.

O prazo começa a ser contado a partir do momento em que o segurado pega as chaves do carro reserva com a locadora. Lembrando que, este só poderá começar a utilizar o carro quando a seguradora liberar o veículo para conserto.

Este prazo irá se encerrar quando for entregue novamente o carro. Caso o veículo para reparo fique mais dias na oficina do que as diárias do carro, o segurado terá que entregar o carro de volta à locadora.

√Č importante salientar que estes prazos de di√°rias s√£o cumulativos durante toda a vig√™ncia do seguro, ou seja, caso o seguro bata o carro no come√ßo de seu seguro, e fique com o carro por 10 dias, e ao final de sua vig√™ncia de seguro, o carro precisa novamente ir para reparo por conta de colis√£o, o segurado ter√° que se atentar para o limite de di√°rias contratadas em ap√≥lice.

Por exemplo, este limite do segurado é de 15 diárias, no caso o condutor só poderá utilizar o carro por mais 5 dias.

Qual carro terei direito?

Assim como as di√°rias, o tipo do carro tamb√©m ser√° no momento da contrata√ß√£o/renova√ß√£o do seguro. √Č comum as seguradoras realizarem a seguinte divis√£o para os carros reserva: carro b√°sico 1.0 com ar condicionado e dire√ß√£o hidr√°ulica, carro m√©dio 1.6 com ar condicionado e dire√ß√£o hidr√°ulica, carro executivo ou de luxo, sendo carros 4 portas, com porta-malas grande, geralmente motor 1.8 ou superior. Podendo escolher at√© pick-up para carro reserva, em alguns casos.

Quem fornece o carro reserva?

Os carros reserva n√£o s√£o fornecidos pelas seguradoras, mas sim por locadores de carros parceiras das companhias. √Č comum as grandes locadoras serem parceiras, como Localiza, Movida, Unidas, entre outras locadoras de ve√≠culos.

Por que contratar um carro reserva no meu seguro?

Para aqueles que necessitam do carro cotidianamente, e n√£o conseguem ficar sem o ve√≠culo √© de extrema import√Ęncia a contrata√ß√£o desta cobertura. Muitos segurados na hora de contratar seu seguro pedem para remov√™-las com o intuito de abaixar o pre√ßo do seguro, a quest√£o √© que em um futuro, caso este segurado precise solicitar o carro , n√£o ter√°, e a conta vai sair mais cara.

Caso o segurado não tenha o carro reserva em seu seguro, se este precisar, terá que alugar um carro ou se locomover com transporte de aplicativo, ficando uma opção cara, pois o conserto do carro leva alguns dias.

Algumas regras para pegar o carro reserva

Pelo fato de o segurado tratar diretamente com a locadora para utilizar as di√°rias do carro reserva de seu seguro, a empresa tem alguns requerimentos, como:

  • O condutor precisa ter no m√≠nimo 21 anos de idade, e estar habilitado a 2 anos ou mais.
  • A locadora tamb√©m ir√° pedir um cau√ß√£o, geralmente o valor √© de R$1.000,00 variando o valor de cada locadora. O condutor ir√° precisar ter um limite de R$1.000,00 no seu cart√£o de cr√©dito, na devolu√ß√£o do carro a locadora desbloqueia este valor.
  • O segurado precisar√° assinar um contrato de loca√ß√£o para retirar o ve√≠culo diretamente com a locadora.
Email image