Você sabe o que é um clássico? Segundo o dicionário, um clássico está relacionado a um modelo, que é seguido por muitos há muito tempo, também, pode ser considerado algo atemporal...
Você sabe o que é um clássico? Segundo o dicionário, um clássico está relacionado a um modelo, que é seguido por muitos há muito tempo, também, pode ser considerado algo atemporal, que segue por gerações, despertando paixões e saudades. Então hoje iremos ver quais foram os carros mais clássicos já produzidos no Brasil, e que ainda ganham as ruas brasileiras. | ||
Nessa linha, hoje vamos te mostrar os carros mais clássicos que já foram produzidos pela indústria brasileira, aqueles carros que quando passam, despertam suspiros dos amantes dos carros e faz pensar se não vale a pena tentar achar um modelo desse para comprar. | ||
Assim, são carros que marcaram uma geração inteira e tem para todos os gostos e histórias, passando pelos Sedan, cupê, esportivo e de diversas montadoras que fizeram e fazem parte do imaginário popular do povo brasileiro. | ||
Portanto, se você quer matar essa curiosidade, fique com a gente até o final e descubra quais são esses clássicos que ajudaram a fazer a linda história do automobilismo e da indústria dos carros no Brasil. | ||
Vale ressaltar, que vamos fazer o Top 6 dos carros mais clássicos feitos por aqui, ademais, que tem carros que são clássicos desde o seu conceito, mesmo que alguns deles tenham sido produzidos em meados dos anos 2000. | ||
Fique com a gente e se divirta. | ||
Os seis carros mais clássicos produzidos em solo brasileiro | ||
Ford Escort XR3 | ||
Um carro produzido no Brasil que marcou uma geração inteira de fãs e dos jovens dos anos 80, assim, o Ford Escort XR3 foi um combatente à altura do Gol GTi, que foi trazido ainda nesta lista, pelo posto de melhor carro esportivo nacional. | ||
Se tratava de um belo carro, que tinha um visual inovador para época e contava com rodas de aro 14, faróis de milha e aerofólio traseiro, o xodó dos apaixonados por carro na época. Ele foi descontinuado em 1996 e deixa saudades até hoje, contando com uma grande gama de colecionadores. | ||
| ||
Chevrolet Monza | ||
Estamos falando agora de um clássico que é lembrado por muitos até hoje e marcou história desde o seu lançamento. O Chevrolet Monza foi lançado entre 1982 e dos anos de 1984 até 1986, ou seja, três anos consecutivos, foi o carro mais vendido do Brasil. | ||
Outro fator que vale destacar é que ele trouxe muitas inovações para sua época e um nível de qualidade ainda não visto na indústria automobilística brasileira, ele teve seu início em uma versão hatch, mas logo depois, para agradar todo o público, contou com uma versão sedan com duas e quatro portas. | ||
| ||
Chevrolet Kadett | ||
Se trata de um clássico do Brasil, um dos carros mais confortáveis de direção e de potência já feito pela General Motors, ele teve seu ano de estreia em 1989 e trazia muitas características do Monza, que era considerado um “carro irmão”, pois os dois modelos foram desenvolvidos pela alemã Opel, que era referência na época em criação de modelos automotivos. | ||
O carro tinha uma ficha técnica invejável em seus concorrentes, ele contava com um motor de 1.8 e tinhas duas versões em SL e SL/E, porém, além dessas versões mais palatáveis para o público em geral, o Chevrolet Kadett também contava com uma versão esportiva, que era o sonho dos jovens no começo dos anos 90, que tinha um motor 2.0 e injeção eletrônica. | ||
Por fim, ele tinha uma versão esportiva que contava com conversível e uma curiosidade é que essa fabricação levava seis meses para ser concluída, pois o carro era construído em sua carroceria na Itália e vinha para o Brasil receber toda a parte mecânica. | ||
| ||
Volkswagen Fusca | ||
Como falar de carros clássicos e não citar, talvez, o mais clássico de todos os tempos em terras brasileiras, o Volkswagen Fusca. | ||
Com isso, o Fusca é tão icônico que conta com um dia nacional apenas para ele, sendo o dia 20 de janeiro, ademais, é o carro que conta com o maior número de fã clube e colecionadores do Brasil. | ||
Assim, um Fusca bem cuidado e com peças originais vale muito no mercado atual, é válido lembrar que ele já marcou época quando foi lançado e ganhou muitos adeptos, o primeiro ano de produção do Fusca no mundo foi em 1938 na Alemanha, a nação de sua montadora Volkswagen, no Brasil ele começou a ser totalmente fabricado em 1959 e foi até o ano de 1996. | ||
| ||
Volkswagen Santana | ||
Outro da mesma montadora alemã, o Santana marcou época na metade dos anos 80, mesmo sofrendo diversas desconfianças quando foi lançado, pois o imaginário popular não conseguia conceber que uma marca tão popular conseguiria fazer um carro voltado ao público e de luxo. | ||
Pois esse serviço foi muito bem feito com o Santana, contando com ar condicionado e direção hidráulica, itens que só faziam parte de carro de alto luxo no Brasil naquele ano de 1984, com isso, ele conquistou muitos fãs e ficou no coração de muitos amantes dos carros. | ||
Ele parou de ser produzido no Brasil em 2005, e seu maior público, os taxistas, lembram com carinho daquele modelo até os dias atuais. | ||
| ||
Fiat Tempra | ||
Tem pessoas que relatam até os dias atuais que a Fiat nunca conseguiu fazer um carro sedan de alta qualidade, algo que pode ser rebatido facilmente quando lembramos do Fiat Tempra. | ||
As pessoas falam muito desse defeito da Fiat, porque sempre se lembram do Linea ou Marea, que não foram tão bem aceitos no mercado brasileiro, porém, o Tempra marcou época e tinha itens invejados até os dias de hoje, com ar-condicionado, direção hidráulica, toca fitas e acabamento em madeira. Um luxo. | ||
Portanto, esse foi o Top 6 carros mais clássicos já produzidos no Brasil para os brasileiros de todos os tempos, veremos como serão as novas tendências da indústria automobilística e vejamos quais novos clássicos estão para surgir. | ||
| ||