Os primeiros carros a circularem pelo Brasil
0
0

Os primeiros carros a circularem pelo Brasil

Antes mesmo das grandes inova√ß√Ķes no mundo automobil√≠stico, os primeiros carros j√° circularam pelo Brasil.

Neon on Road ūüöô
5 min
0
0

Antes mesmo das grandes inova√ß√Ķes no mundo automobil√≠stico, os primeiros carros j√° circularam pelo Brasil.

Antes mesmo das grandes inova√ß√Ķes no mundo automobil√≠stico, os ve√≠culos de autopropuls√£o j√° circulavam por aqui. Segundo informa√ß√Ķes, o Brasil deve ter importado na √©poca de 1871, cerca de 5 ou 6 desses modelos.¬†Ent√£o hoje iremos ver os primeiros carros a circularem pelo Brasil.

Conhecidos como ‚ÄúThomson road steamers‚ÄĚ, o primeiro deu o ar das gra√ßas em Salvador, em 3 de maio de 1871. O propriet√°rio era o famoso empres√°rio baiano, Francisco Ant√īnio Pereira Rocha.¬†

Outros ve√≠culos do mesmo modelo desfilaram pelo Cear√° e tamb√©m pelo Par√°. Os ‚ÄúThomson road steamers‚ÄĚ, eram uma esp√©cie de m√°quina a vapor. Eram muito utilizados para o transporte urbano. Enquanto as carruagens e as locomotivas eram utilizadas para viagens mais longas.¬†

primeiros carros no brasil
primeiros carros no brasil

Primeiro carro motorizado a circular pelo Brasil 

No início do Século XX, comprar um carro não era tão fácil quanto nos dias atuais. Apenas em Novembro de 1891, chegou ao Brasil o primeiro veículo motorizado que desfilaria por terras brasileiras. Mais especificamente por São Paulo. O modelo que veio de Portugal, a bordo de um navio, tratava-se de um Peugeot. 

Santos Dumont: Pai da aviação e pioneiro na compra de automóveis 

O Peugeot que desembarcou naquele dia no porto de Santos, era nada mais, nada menos, do que de Santos Dumont. Naquela época ele ainda não era conhecido como pai da aviação. 

primeiros carros no brasil
primeiros carros no brasil

Talvez naquele momento, sua paixão estivesse concentrada no veículo que faria história, como primeiro carro motorizado a circular pelo país. Mais tarde ele acabou passando o carro para seu irmão mais velho, Henrique. 

Modelo Daimler 

O ve√≠culo em quest√£o era um modelo Daimler, da Peugeot, a gasolina. Ele possu√≠a 3,5 cavalos-vapor e dois cilindros em V. Segundo algumas informa√ß√Ķes, era poss√≠vel que existisse outro ve√≠culo desse na √©poca, no pa√≠s. Era poss√≠vel que o outro autom√≥vel pertencesse ao Conde √Ālvares Penteado.¬†

Cotação Seguro Automóvel
Cotação Seguro Automóvel

Com a moda, surgem novas regras 

Personalidades famosas da cidade de São Paulo, da época, como Ermelindo Matarazzo e José Martinelli, faziam fila para adquirirem seus automóveis. Com isso, a prefeitura passou a estabelecer certas regras como, taxa obrigatória para os proprietários de automóveis e licenciamento e inspeção dos veículos. 

Cláudio Bonadei, o homem que montou o próprio carro 

Cláudio Bonadei, era um inventor paulista. O homem tinha tanto talento que decidiu montar seu próprio veículo. Bonadei utilizou um motor de origem inglesa, para desenvolver seu protótipo. O automóvel foi finalizado no ano de 1905, e apenas depois disso seu inventor percebeu que ele era maior que a porta da garagem de sua casa. 

primeiros carros no brasil
primeiros carros no brasil

Mas isso n√£o seria problema para um inventor como ele, n√£o √© mesmo? Claudio quebrou as paredes e finalmente p√īde sair a bordo do ve√≠culo, junto com sua fam√≠lia, pelas ruas de S√£o Paulo.¬†

Joaquim Garcia, o homem que criou um dos primeiros carros do Brasil 

Nascido em 1920, Joaquim Garcia foi um vision√°rio de sua √©poca. Ele era mec√Ęnico e foi um dos pioneiros da ind√ļstria automobil√≠stica do Brasil, nos anos de 1950.¬†

O carro criado por Joaquim, foi o Joagar. O mec√Ęnico utilizou o quintal de sua casa para desenvolver o autom√≥vel. Um detalhe curioso, √© que Joaquim utilizou pe√ßas criadas por ele mesmo. Um verdadeiro talento da √©poca.¬†

seguro para mitsubishi
seguro para mitsubishi

Ao todo, Joaquim fabricou 9 unidades do veículo. Até mesmo Juscelino Kubitschek, chegou a dirigir um dos automóveis. 

Dentre as 9 unidades, o que se sabe √© que pelo menos uma ainda existe. As √ļltimas informa√ß√Ķes sobre o ve√≠culo, s√£o do ano passado. O carro pertencia ao neto de Joaquim Garcia, o empres√°rio Ronaldo Girio. O rapaz comprou o carro novamente para a fam√≠lia. O ve√≠culo foi restaurado e colocado em um acervo em mem√≥ria do av√ī.¬†

Perua DKW 

Alguns anos depois, em Novembro de 1957, surgia pelas ruas brasileiras, o primeiro automóvel fabricado no Brasil, a Perua DKW. A perua possuía a traseira quadrada, enquanto sua frente era arredondada. 

O autom√≥vel possu√≠a excelente desempenho para a √©poca, o que a tornava extremamente econ√īmica. J√° seu motor, possu√≠a dois tempos e 3 cilindros, com tra√ß√£o dianteira. Enquanto seu c√Ęmbio contava com 4 marchas.¬†

seguro para fiat
seguro para fiat

Vale lembrar que os primeiros carros produzidos no Brasil, foram feitos no ano de 1956. Nesse mesmo ano, também foi lançado no país o veículo Romi-Isetta. Porém, a produção efetiva de veículos teve início no ano de 1957. 

Renault Gordini, o Karmann-Ghia e Interlagos 

Depois da perua DKW, 3 lan√ßamentos marcaram o mercado brasileiro. Tratavam-se do Renault Gordini, do Karmann-Ghia e do Interlagos. O primeiro possu√≠a um c√Ęmbios com 4 marchas e contava com uma excelente performance. J√° em rela√ß√£o ao Karmann-Ghia, o modelo era composto por um motor de 1200, que podia alcan√ßar at√© 120 km/h.¬†

seguro para volkswagen
seguro para volkswagen

E por √ļltimo mais n√£o menos importante, o modelo Interlagos, que foi o primeiro autom√≥vel nacional a ser produzido em s√©rie. O modelo oferecia √† popula√ß√£o, 3 op√ß√Ķes diferentes de motor.¬†

A história dos primeiros veículos que circularam pelo Brasil, talvez seja uma das mais ricas, apaixonantes e surpreendentes, de todo o mundo.

Cotação Seguro Automóvel
Cotação Seguro Automóvel