Antes mesmo das grandes inovações no mundo automobilístico, os primeiros carros já circularam pelo Brasil.
Antes mesmo das grandes inovações no mundo automobilístico, os primeiros carros já circularam pelo Brasil. | ||
Antes mesmo das grandes inovações no mundo automobilístico, os veículos de autopropulsão já circulavam por aqui. Segundo informações, o Brasil deve ter importado na época de 1871, cerca de 5 ou 6 desses modelos. Então hoje iremos ver os primeiros carros a circularem pelo Brasil. | ||
Conhecidos como “Thomson road steamers”, o primeiro deu o ar das graças em Salvador, em 3 de maio de 1871. O proprietário era o famoso empresário baiano, Francisco Antônio Pereira Rocha. | ||
Outros veículos do mesmo modelo desfilaram pelo Ceará e também pelo Pará. Os “Thomson road steamers”, eram uma espécie de máquina a vapor. Eram muito utilizados para o transporte urbano. Enquanto as carruagens e as locomotivas eram utilizadas para viagens mais longas. | ||
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Primeiro carro motorizado a circular pelo Brasil | ||
No início do Século XX, comprar um carro não era tão fácil quanto nos dias atuais. Apenas em Novembro de 1891, chegou ao Brasil o primeiro veículo motorizado que desfilaria por terras brasileiras. Mais especificamente por São Paulo. O modelo que veio de Portugal, a bordo de um navio, tratava-se de um Peugeot. | ||
Santos Dumont: Pai da aviação e pioneiro na compra de automóveis | ||
O Peugeot que desembarcou naquele dia no porto de Santos, era nada mais, nada menos, do que de Santos Dumont. Naquela época ele ainda não era conhecido como pai da aviação. | ||
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Talvez naquele momento, sua paixão estivesse concentrada no veículo que faria história, como primeiro carro motorizado a circular pelo país. Mais tarde ele acabou passando o carro para seu irmão mais velho, Henrique. | ||
Modelo Daimler | ||
O veículo em questão era um modelo Daimler, da Peugeot, a gasolina. Ele possuía 3,5 cavalos-vapor e dois cilindros em V. Segundo algumas informações, era possível que existisse outro veículo desse na época, no país. Era possível que o outro automóvel pertencesse ao Conde Álvares Penteado. | ||
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Com a moda, surgem novas regras | ||
Personalidades famosas da cidade de São Paulo, da época, como Ermelindo Matarazzo e José Martinelli, faziam fila para adquirirem seus automóveis. Com isso, a prefeitura passou a estabelecer certas regras como, taxa obrigatória para os proprietários de automóveis e licenciamento e inspeção dos veículos. | ||
Cláudio Bonadei, o homem que montou o próprio carro | ||
Cláudio Bonadei, era um inventor paulista. O homem tinha tanto talento que decidiu montar seu próprio veículo. Bonadei utilizou um motor de origem inglesa, para desenvolver seu protótipo. O automóvel foi finalizado no ano de 1905, e apenas depois disso seu inventor percebeu que ele era maior que a porta da garagem de sua casa. | ||
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Mas isso não seria problema para um inventor como ele, não é mesmo? Claudio quebrou as paredes e finalmente pôde sair a bordo do veículo, junto com sua família, pelas ruas de São Paulo. | ||
Joaquim Garcia, o homem que criou um dos primeiros carros do Brasil | ||
Nascido em 1920, Joaquim Garcia foi um visionário de sua época. Ele era mecânico e foi um dos pioneiros da indústria automobilística do Brasil, nos anos de 1950. | ||
O carro criado por Joaquim, foi o Joagar. O mecânico utilizou o quintal de sua casa para desenvolver o automóvel. Um detalhe curioso, é que Joaquim utilizou peças criadas por ele mesmo. Um verdadeiro talento da época. | ||
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Ao todo, Joaquim fabricou 9 unidades do veículo. Até mesmo Juscelino Kubitschek, chegou a dirigir um dos automóveis. | ||
Dentre as 9 unidades, o que se sabe é que pelo menos uma ainda existe. As últimas informações sobre o veículo, são do ano passado. O carro pertencia ao neto de Joaquim Garcia, o empresário Ronaldo Girio. O rapaz comprou o carro novamente para a família. O veículo foi restaurado e colocado em um acervo em memória do avô. | ||
Perua DKW | ||
Alguns anos depois, em Novembro de 1957, surgia pelas ruas brasileiras, o primeiro automóvel fabricado no Brasil, a Perua DKW. A perua possuía a traseira quadrada, enquanto sua frente era arredondada. | ||
O automóvel possuía excelente desempenho para a época, o que a tornava extremamente econômica. Já seu motor, possuía dois tempos e 3 cilindros, com tração dianteira. Enquanto seu câmbio contava com 4 marchas. | ||
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Vale lembrar que os primeiros carros produzidos no Brasil, foram feitos no ano de 1956. Nesse mesmo ano, também foi lançado no país o veículo Romi-Isetta. Porém, a produção efetiva de veículos teve início no ano de 1957. | ||
Renault Gordini, o Karmann-Ghia e Interlagos | ||
Depois da perua DKW, 3 lançamentos marcaram o mercado brasileiro. Tratavam-se do Renault Gordini, do Karmann-Ghia e do Interlagos. O primeiro possuía um câmbios com 4 marchas e contava com uma excelente performance. Já em relação ao Karmann-Ghia, o modelo era composto por um motor de 1200, que podia alcançar até 120 km/h. | ||
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E por último mais não menos importante, o modelo Interlagos, que foi o primeiro automóvel nacional a ser produzido em série. O modelo oferecia à população, 3 opções diferentes de motor. | ||
A história dos primeiros veículos que circularam pelo Brasil, talvez seja uma das mais ricas, apaixonantes e surpreendentes, de todo o mundo. | ||
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