Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil
0
0

Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil

Uma das grandes paix√Ķes do brasileiro, que tem um papel muito importante ao lado do futebol, √© o amor que a sociedade tupiniquim tem com os carros e o automobilismo.

Neon on Road ūüöô
5 min
0
0

Uma das grandes paix√Ķes do brasileiro, que tem um papel muito importante ao lado do futebol, √© o amor que a sociedade tupiniquim tem com os carros e o automobilismo. Com isso, atualmente, √© poss√≠vel perceber v√°rios modelos de autom√≥veis, de diferentes marcas, fabricados em terras brasileiras. Por isso, hoje vamos relembrar quais foram os primeiros carros a serem fabricados no Brasil.¬†

Porém, nem sempre foi assim, porque foi um processo lento e gradual, até chegarmos onde nos encontramos atualmente, como uma potência automobilística da América Latina. Em que as fábricas brasileiras e os veículos aqui produzidos são exportados para diversos países, além de servir como fomento nacional. 

Portanto, se você também é um amante dos carros, fique com a gente até o final, porque vamos demonstrar quais os primeiros carros a serem fabricados no Brasil, ademais, vamos dar uma breve história sobre o primeiro carro a chegar em terras brasileiras e o primeiro a ser emplacado por aqui.

Aproveite a viagem no tempo e se delicie com a história do automóvel no Brasil. 

Email image

Os primeiros quil√īmetros brasileiros

Diferente do que muitas pessoas imaginam, o passado dos carros no solo brasileiro é muito mais antigo do que se possa pensar. Assim, além de ser antigo, conta com uma curiosidade ímpar, que pouca gente conhece. 

Se voc√™ se lembra do Alberto Santos Dumont como o pai da avia√ß√£o, fique tranquilo, pois voc√™ est√° certo. Todavia, voc√™ sabia que ele foi o respons√°vel por trazer o primeiro carro para o Brasil? Isso mesmo, o pai da avia√ß√£o foi o homem que trouxe o autom√≥vel n√ļmero um a andar em terras brasileiras.

O ano era 1891, e no porto de Santos ancorou um Peugeot Voiturette, que tinha esse nome, pois se parecia muito com uma charrete, ve√≠culo muito utilizado na √©poca. As caracter√≠sticas deste modelo s√£o muito simples, ele contava com um motor Daimler de 3,5 cavalos e dois cilindros em V, logicamente era √† gasolina, pois na √©poca era o √ļnico combust√≠vel poss√≠vel para carros.¬†

Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 
Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 

Peugeot Voiturette

Primeiro carro emplacado e primeiro circuito de corrida brasileiro 

Mesmo você sabendo que o primeiro carro a chegar no Brasil foi o Peugeot Voiturette, trazido pelo ilustríssimo Alberto Santos Dumont, não foi ele o primeiro carro emplacado por aqui, com isso, contrariando a lógica, o primeiro carro emplacado em nosso território foi somente no ano de 1903.

Dessa maneira, o conde Francisco Matarazzo, foi a primeira pessoa a emplacar o carro no Brasil, sendo que, j√° existiam not√≠cias de algumas centenas de carros rodando pelo pa√≠s todo, fruto de alguns magnatas da √©poca que eram espalhados por diferentes regi√Ķes.¬†

Nessa linha, a cria√ß√£o de emplacamento dos carros foi essencial, pois foi a semente para fundar o primeiro clube de autom√≥veis do Brasil, sendo ele criado no ano de 1908, mais precisamente em 11 de junho na cidade de S√£o Paulo, sendo o ‚ÄúAutom√≥vel Clube de S√£o Paulo‚ÄĚ e ele organizou a primeira corrida de carros de toda a Am√©rica do Sul.

O trajeto foi conhecido como ‚ÄúCircuito de Itapecerica‚ÄĚ e contava com 70 quil√īmetros de extens√£o, tendo como grande vencedor o George Haentjens, que fez o circuito em 1 hora e 33 minutos, com velocidade m√°xima de 48 quil√īmetros por hora, lembrando que seu carro era um Lorraine Dietrich de 60 cavalos, alta pot√™ncia na √©poca.

Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 
Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 

Lorraine Dietrich

Os primeiros carros fabricados no Brasil 

Depois de voc√™ entender como √© a paix√£o dos brasileiros pelo carro e ter um pouco de no√ß√£o de todo o processo que o pa√≠s passou para ter uma fama no mundo automobil√≠stico, agora veremos, de fato, qual foi o primeiro carro fabricado em terras brasileiras e um pouco do in√≠cio dessa ind√ļstria nacional.

Mesmo a ind√ļstria nacional tendo suas primeiras linhas de montagem no ano de 1919, sendo a Ford a respons√°vel por trazer todas a tecnologia e montar pe√ßas do Modelo T, o primeiro carro considerado fabricado no Brasil foi s√≥ no ano de 1956, sendo ele o Romi-Isetta 2, sendo a Romi a pioneira em enxergar no Brasil uma pot√™ncia para a fabrica√ß√£o total de carros.

O Romi-Isetta 2 √© bem compacto e tem um design que na √©poca era considerado futurista, ele n√£o se tornou t√£o popular, pois em concorr√™ncia a ele foi fabricado um modelo consagrado at√© os dias atuais, pois em 1957 a Volkswagen come√ßou a montar e fabricar a Kombi, que dispensa apresenta√ß√Ķes.¬†

Nesse viés, dois anos depois, em 1959, a Volkswagen mais uma vez inova e começa a fabricar o adorado Fusca 3 no Brasil, o que se torna um sucesso e um sonho de consumo para milhares de brasileiros, virando moda até os dias atuais. 

Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 
Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 

Romi-Isetta 2

Década de 60 e 70

Nas décadas seguintes à década de ouro do início da fabricação de carros no Brasil, ou seja, na década de 50, trouxeram mais marcas e mais tecnologia para os carros feitos por aqui. Com isso, vieram empresas como a Alfa Romeo, a Willys, a Renault Alpine, a Chevrolet e se manteve fortes as que já se encontravam por aqui sendo a Ford e a Volkswagen. 

Desse modo, os carros que marcaram a década de 60 foram o FNM 2000 JK, da Alfa Romeo, uma das primeiras caminhonetes do mundo a Rural Willys e no fim da década em 1969, dois dos maiores clássicos brasileiros: o Chevrolet Opala e o Ford Corcel. 

Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 
Os primeiros carros a serem fabricados no Brasil 

FNM 2000 JK

J√° nos anos 70, os carros que marcaram √©poca e j√° eram fabricados no Brasil, se tratava da Ford Belina, que √© poss√≠vel avist√°-la at√© os dias de hoje pelas ruas, o Volkswagen Passat, a Fiat que chegou na ind√ļstria nacional em meados dessa d√©cada, j√° marcando hist√≥ria com o seu Fiat 147 com um motor 1.050, que era top de linha na ocasi√£o e, por fim, a Volkswagen Variant.

Portanto, hoje você descobriu o início da fabricação de carros do Brasil, quais foram os primeiros fabricados e as sementes que fizeram com que os brasileiros fossem um povo completamente apaixonado por automobilismo. 

Email image