Qual o real motivo do sucesso em vendas do Fusca no Mundo? Saiba aqui!
0
0

Qual o real motivo do sucesso em vendas do Fusca no Mundo? Saiba aqui!

Descubra aqui qual o real motivo do sucesso em vendas do Fusca no Mundo? Saiba aqui! Por que o carro teve tantas vendas em todo o mundo?

Neon on Road 🚙
9 min
0
0

Descubra aqui qual o real motivo do sucesso em vendas do Fusca no Mundo? Saiba aqui! Por que o carro teve tantas vendas em todo o mundo?

O Fusca além de admirado e amado pelos mais diversos grupos de pessoas em todo o mundo, também é um sucesso de vendas

Foi o primeiro automóvel construído pela companhia alemã Volkswagen, com curvas avantajadas que remetem às curvas das ruas e com um som inconfundível.

Ah! Você já deve saber de que carro estamos falando, mas se não descobriu ainda a estrela desse artigo vai ser o Fusca.

Que esse carro é querido por grande parte das pessoas, não é novidade.

Mas, você já se perguntou qual o real motivo de isso acontecer? Certamente foram muitos motivos que você descobrirá aqui.

Porém, antes de tudo, vamos descobrir um pouco mais sobre a trajetória desse ilustre automóvel.

Já que, para entender, e podermos então, julgar o presente, devemos navegar pelo túnel do tempo e conhecer mais do passado.

Então, continue lendo para saber mais!

Breve história do “fusquinha”

Qual o real motivo do sucesso em vendas do Fusca no Mundo? Saiba aqui!
Qual o real motivo do sucesso em vendas do Fusca no Mundo? Saiba aqui!

Nascido em 1934 na Alemanha, sendo produzido de 1938 a 2003, o Fusca deixou de ser fabricado por último no México, onde seu nome é VW Sedan.

Assim, o Fusca saiu de lá para conquistar o coração dos habitantes dos mais variados lugares do mundo.

Até seu último modelo produzido foram ao todo em 65 anos de produção, 21.529.464 unidades fabricadas.

Sendo um dos modelos de carro mais vendidos de todos os tempos.

Cotação Seguro Automóvel
Cotação Seguro Automóvel

Afinal, quem teve a ideia de criar o Fusca?

Ele foi idealizado por Adolf Hitler (sim, você não leu errado, se trata realmente do ditador), assim que assumiu o poder da Alemanha.

Digamos que o país não estava em uma situação muito favorável após a Primeira (1ª) Guerra Mundial.

A nação estava carregando o fardo pesado de uma grande crise econômica, mas Adolf Hitler já tinha elaborado uma ideia (provavelmente julgada por ele como genial) que mudou para sempre a história do seu país.

O projeto que o originou

A ideia mencionada aqui, era um projeto denominado “KDF” (Kraft durch Freude, em português corresponderia a “Força através da alegria”) que visava levar mais lazer à nação de lá, fazendo parte da política do ditador.

Nesse plano estavam incluídas várias coisas, mas a proposta mais atrevida do projeto era o carro que Hitler queria implantar, “o carro do povo”, tradução do termo alemão “volks” “wagen” ou como também é conhecido o carro hoje em dia pelo “povo”, Fusca.

Após sua brilhante ideia, Adolf Hitler então, provavelmente pensou “quem seria a pessoa ideal para tirar a minha ideia do papel?”

Foi então que ele encontrou uma resposta: deixando a cargo de Ferdinand Porsche a fabricação, um engenheiro automotivo que foi também o fundador da Porsche.

Quando a fama do Fusca chegou

Popularizado após a Segunda Guerra Mundial, começando sua trajetória democrática em 1945, o Fusca mudou para sempre a indústria e a história automotiva servindo de inspiração para diversos outros automóveis.

Até aqui já deu para perceber que o passado do Fusca não foi fácil, não é?

Pois bem. Ele superou os mais diversos obstáculos, sendo até apelidado pejorativamente de “beetle” (besouro) e no início, suas vendas não eram tantas assim.

O caminho foi longo até ele ser tão conhecido como é hoje.

Mas, como podemos perceber, esse veículo deu “a volta por cima” sendo o carro mais vendido do mundo no ano de 1972, ficando famoso e tendo atraindo uma grande legião de admiradores que se mantém ainda atualmente.

Após esse contexto, finalmente podemos responder à pergunta que “não quer calar”:

“Qual o verdadeiro motivo do Fusca ter se tornado um sucesso mundial?”

O design carismático do Fusca e a acessibilidade foram parte importante para esse sucesso.

Entretanto, seria irresponsável da nossa parte resumir e rotulá-lo com tão poucas palavras.

Então, confira um punhado de motivos que contribuíram para o “besouro” (ressignificar os termos é importante) ser um fenômeno no mundo:

Manutenção amigável

Por mais que os donos de automóveis não queiram, todo carro chega em um momento triste em que deve haver uma substituição de suas peças, mas com o Fusca isso nunca foi algo que causou muita dor de cabeça.

As peças de substituição desse automóvel eram mais baratas e para quem tinha curiosidade, disposição (e mesmo não queria retirar dinheiro do bolso), a mecânica dele era bastante simples, bastando apenas um pouco de força de vontade para que o próprio proprietário consertasse o seu carro.

Facilidade de locomoção

O fusquinha sendo pequeno conseguia ser acomodado em qualquer lugar com um mínimo de espaço, não era necessário a construção de uma garagem ou algo assim, então isso já era um alívio para quem o adquirisse.

Além de que, estacionar entre outras coisas com um carro desse porte não era tão difícil.

Eficiência e otimização

Esse automóvel foi totalmente programado para poupar recursos, assim, contendo muita otimização.

Para a ideia de criação do Fusca ser colocada em prática foi necessária muita mão-de-obra, entretanto, isso contribuiu para geração de empregos na época.

Então, de certa forma isso também ajudou as pessoas a enxergarem o Fusca com olhos mais apaixonados, porque elas tinham um possível emprego garantido.

Economia

O besouro não consumia uma grande quantidade de combustível (que antigamente já era caro), além da escassez em alguns locais.

Também cobria boas distâncias, consumindo pouco e assim, poupava a necessidade de adicionar mais combustível.

Sem contar na sua durabilidade, valor de compra baixo, aliada a sua já citada: qualidade.

Propaganda/Campanhas publicitárias de sucesso

O fusquinha foi apelidado de “beetle” pejorativamente (como dito), porém isso aconteceu antes da criação do seu nome (nos Estados Unidos o Fusca é chamado VW Beetle hoje em dia) e as vendas na época desse ocorrido não eram tão boas.

Então, Bill Bernbach, um diretor de criação de publicidade americano usou de ironia e criatividade elaborando uma campanha publicitária revolucionária que influenciou não só no aumento de 23% das vendas do carro no primeiro ano, como mudou o rumo da publicidade mundial.

Quem imaginaria que o Fusca contribuiria até na publicidade?

Pois bem. Isso aconteceu.

Aqui no Brasil, também aconteceram campanhas publicitárias sobre o Fusca que auxiliaram bastante nessa visão que o mundo tem hoje dele.

Com todo o sucesso adquirido pelo Fusca as pessoas acabaram desenvolvendo um certo carinho pelo automóvel e expressaram esse afeto na arte.

Quer saber em quais formas de arte essas pessoas demonstram seu amor pelo fusquinha? Leia o próximo tópico!

Estrela do Cinema, música, virando até estátua no fundo do mar

Cinema

O Fusca chegou a estrelar com uma série de filmes produzidos pela Disney, como em The Love Bug (“Se meu Fusca falasse”) em que um Volkswagen Fusca de 1963 é um personagem fictício chamado Herbie.

Música

Foi destaque na música brasileira com músicas como “Vou de Fusca” e “Fuscão Preto”.

Estátua no fundo do mar

Qual o real motivo do sucesso em vendas do Fusca no Mundo? Saiba aqui!
Qual o real motivo do sucesso em vendas do Fusca no Mundo? Saiba aqui!

Preste atenção a esse fato extremamente curioso!

O artista Jason deCaires Taylor criou uma escultura marinha de um Fusca que incluiu um viveiro para crustáceos e esconderijo para peixes menores no National Marine Park de Cancun, México.

Esses fatos citados acima aconteceram graças ao sucesso de vendas do carro, mas também ajudaram a fortalecer isso por meio da “divulgação”.

Herança histórica

Sim, isso também auxiliou no sucesso do Fusca no mundo.

São tantas histórias passadas de pai para filho, vivenciadas e a própria herança material deixada, que geram um sentimento de comoção deixando de ser um bem material e se tornando parte da vida das pessoas.

Ou seja, quem não tem uma vivência com um Fusca?

Mesmo que tenha sido pequena, apenas observar esse carro na rua já gera uma emoção pela sua simpatia, já adiantando um pouco do próximo motivo.

Carisma

O design do Fusca é algo acolhedor, ele tem uma simpatia, unicidade, um jeito particular, características que são inconfundíveis e que, desde o início de sua criação chamou a atenção de crianças pelo seu tamanho, fofura, e também de adultos, porque o fusquinha além de personalidade, tem seu charme.

Bônus: extras sobre o Fusca no Brasil e no mundo

1- O Fusca chegou ao Brasil com seu primeiro lote de 30 unidades em 1950.

2 – O ex-presidente Juscelino Kubitschek esteve dentro de um Fusca Preto para abrir a fábrica pioneira da Volkswagen em território brasileiro, isso ocorreu em 1957.

3 – Já aconteceu um desfile de 2.728 Fuscas em Interlagos, homenageando Ayrton Senna.

4- O design do motor desse automóvel se manteve igual por 60 anos.

5 – O Fusca, como é conhecido no Brasil recebe o nome de Beetle nos Estados Unidos, Carrocha em Portugal e Käfer na Alemanha.

Conclusão

Para terminar, em resumo, o motivo principal do sucesso do Fusca no mundo foi o seu design carismático aliado a um preço ótimo, que ao longo de sua história foi acessível.

Todos os motivos apontados aqui mostram que a sua importância mundial ocorreu devido ao efeito e impacto social causado, além de ser idealizado por um ditador.

O Fusca assim, vivenciou os mais diversos acontecimentos no mundo como: guerras, pobreza, etc.

Sendo acessível em toda a sua trajetória aos mais variados grupos de povos, com culturas e crenças totalmente diferentes, principalmente das de quem possuiu a ideia de criação do modelo de carro.

Ele afetou onde mais doía e dói na sociedade até os dias atuais: a vulnerabilidade social que causa a busca sempre pelo melhor preço, a economia quando adquire um produto, etc.

Refletindo no mesmo todos os problemas carregados de geração a geração, mas também, a herança histórica, e a paixão passada.

Com isso, ele entrou para a história não só automotiva, mas a história, paixão e o sofrimento cultural de um povo.

Fotos: divulgação

Cotação Seguro Automóvel
Cotação Seguro Automóvel