Descubra aqui qual o real motivo do sucesso em vendas do Fusca no Mundo? Saiba aqui! Por que o carro teve tantas vendas em todo o mundo?
Descubra aqui qual o real motivo do sucesso em vendas do Fusca no Mundo? Saiba aqui! Por que o carro teve tantas vendas em todo o mundo? | ||
O Fusca além de admirado e amado pelos mais diversos grupos de pessoas em todo o mundo, também é um sucesso de vendas | ||
Foi o primeiro automóvel construído pela companhia alemã Volkswagen, com curvas avantajadas que remetem às curvas das ruas e com um som inconfundível. | ||
Ah! Você já deve saber de que carro estamos falando, mas se não descobriu ainda a estrela desse artigo vai ser o Fusca. | ||
Que esse carro é querido por grande parte das pessoas, não é novidade. | ||
Mas, você já se perguntou qual o real motivo de isso acontecer? Certamente foram muitos motivos que você descobrirá aqui. | ||
Porém, antes de tudo, vamos descobrir um pouco mais sobre a trajetória desse ilustre automóvel. | ||
Já que, para entender, e podermos então, julgar o presente, devemos navegar pelo túnel do tempo e conhecer mais do passado. | ||
Então, continue lendo para saber mais! | ||
Breve história do “fusquinha” | ||
| ||
Nascido em 1934 na Alemanha, sendo produzido de 1938 a 2003, o Fusca deixou de ser fabricado por último no México, onde seu nome é VW Sedan. | ||
Assim, o Fusca saiu de lá para conquistar o coração dos habitantes dos mais variados lugares do mundo. | ||
Até seu último modelo produzido foram ao todo em 65 anos de produção, 21.529.464 unidades fabricadas. | ||
Sendo um dos modelos de carro mais vendidos de todos os tempos. | ||
| ||
Afinal, quem teve a ideia de criar o Fusca? | ||
Ele foi idealizado por Adolf Hitler (sim, você não leu errado, se trata realmente do ditador), assim que assumiu o poder da Alemanha. | ||
Digamos que o país não estava em uma situação muito favorável após a Primeira (1ª) Guerra Mundial. | ||
A nação estava carregando o fardo pesado de uma grande crise econômica, mas Adolf Hitler já tinha elaborado uma ideia (provavelmente julgada por ele como genial) que mudou para sempre a história do seu país. | ||
O projeto que o originou | ||
A ideia mencionada aqui, era um projeto denominado “KDF” (Kraft durch Freude, em português corresponderia a “Força através da alegria”) que visava levar mais lazer à nação de lá, fazendo parte da política do ditador. | ||
Nesse plano estavam incluídas várias coisas, mas a proposta mais atrevida do projeto era o carro que Hitler queria implantar, “o carro do povo”, tradução do termo alemão “volks” “wagen” ou como também é conhecido o carro hoje em dia pelo “povo”, Fusca. | ||
Após sua brilhante ideia, Adolf Hitler então, provavelmente pensou “quem seria a pessoa ideal para tirar a minha ideia do papel?” | ||
Foi então que ele encontrou uma resposta: deixando a cargo de Ferdinand Porsche a fabricação, um engenheiro automotivo que foi também o fundador da Porsche. | ||
Quando a fama do Fusca chegou | ||
Popularizado após a Segunda Guerra Mundial, começando sua trajetória democrática em 1945, o Fusca mudou para sempre a indústria e a história automotiva servindo de inspiração para diversos outros automóveis. | ||
Até aqui já deu para perceber que o passado do Fusca não foi fácil, não é? | ||
Pois bem. Ele superou os mais diversos obstáculos, sendo até apelidado pejorativamente de “beetle” (besouro) e no início, suas vendas não eram tantas assim. | ||
O caminho foi longo até ele ser tão conhecido como é hoje. | ||
Mas, como podemos perceber, esse veículo deu “a volta por cima” sendo o carro mais vendido do mundo no ano de 1972, ficando famoso e tendo atraindo uma grande legião de admiradores que se mantém ainda atualmente. | ||
Após esse contexto, finalmente podemos responder à pergunta que “não quer calar”: | ||
“Qual o verdadeiro motivo do Fusca ter se tornado um sucesso mundial?” | ||
O design carismático do Fusca e a acessibilidade foram parte importante para esse sucesso. | ||
Entretanto, seria irresponsável da nossa parte resumir e rotulá-lo com tão poucas palavras. | ||
Então, confira um punhado de motivos que contribuíram para o “besouro” (ressignificar os termos é importante) ser um fenômeno no mundo: | ||
Manutenção amigável | ||
Por mais que os donos de automóveis não queiram, todo carro chega em um momento triste em que deve haver uma substituição de suas peças, mas com o Fusca isso nunca foi algo que causou muita dor de cabeça. | ||
As peças de substituição desse automóvel eram mais baratas e para quem tinha curiosidade, disposição (e mesmo não queria retirar dinheiro do bolso), a mecânica dele era bastante simples, bastando apenas um pouco de força de vontade para que o próprio proprietário consertasse o seu carro. | ||
Facilidade de locomoção | ||
O fusquinha sendo pequeno conseguia ser acomodado em qualquer lugar com um mínimo de espaço, não era necessário a construção de uma garagem ou algo assim, então isso já era um alívio para quem o adquirisse. | ||
Além de que, estacionar entre outras coisas com um carro desse porte não era tão difícil. | ||
Eficiência e otimização | ||
Esse automóvel foi totalmente programado para poupar recursos, assim, contendo muita otimização. | ||
Para a ideia de criação do Fusca ser colocada em prática foi necessária muita mão-de-obra, entretanto, isso contribuiu para geração de empregos na época. | ||
Então, de certa forma isso também ajudou as pessoas a enxergarem o Fusca com olhos mais apaixonados, porque elas tinham um possível emprego garantido. | ||
Economia | ||
O besouro não consumia uma grande quantidade de combustível (que antigamente já era caro), além da escassez em alguns locais. | ||
Também cobria boas distâncias, consumindo pouco e assim, poupava a necessidade de adicionar mais combustível. | ||
Sem contar na sua durabilidade, valor de compra baixo, aliada a sua já citada: qualidade. | ||
Propaganda/Campanhas publicitárias de sucesso | ||
O fusquinha foi apelidado de “beetle” pejorativamente (como dito), porém isso aconteceu antes da criação do seu nome (nos Estados Unidos o Fusca é chamado VW Beetle hoje em dia) e as vendas na época desse ocorrido não eram tão boas. | ||
Então, Bill Bernbach, um diretor de criação de publicidade americano usou de ironia e criatividade elaborando uma campanha publicitária revolucionária que influenciou não só no aumento de 23% das vendas do carro no primeiro ano, como mudou o rumo da publicidade mundial. | ||
Quem imaginaria que o Fusca contribuiria até na publicidade? | ||
Pois bem. Isso aconteceu. | ||
Aqui no Brasil, também aconteceram campanhas publicitárias sobre o Fusca que auxiliaram bastante nessa visão que o mundo tem hoje dele. | ||
Com todo o sucesso adquirido pelo Fusca as pessoas acabaram desenvolvendo um certo carinho pelo automóvel e expressaram esse afeto na arte. | ||
Quer saber em quais formas de arte essas pessoas demonstram seu amor pelo fusquinha? Leia o próximo tópico! | ||
Estrela do Cinema, música, virando até estátua no fundo do mar | ||
Cinema | ||
O Fusca chegou a estrelar com uma série de filmes produzidos pela Disney, como em The Love Bug (“Se meu Fusca falasse”) em que um Volkswagen Fusca de 1963 é um personagem fictício chamado Herbie. | ||
Música | ||
Foi destaque na música brasileira com músicas como “Vou de Fusca” e “Fuscão Preto”. | ||
Estátua no fundo do mar | ||
| ||
Preste atenção a esse fato extremamente curioso! | ||
O artista Jason deCaires Taylor criou uma escultura marinha de um Fusca que incluiu um viveiro para crustáceos e esconderijo para peixes menores no National Marine Park de Cancun, México. | ||
Esses fatos citados acima aconteceram graças ao sucesso de vendas do carro, mas também ajudaram a fortalecer isso por meio da “divulgação”. | ||
Herança histórica | ||
Sim, isso também auxiliou no sucesso do Fusca no mundo. | ||
São tantas histórias passadas de pai para filho, vivenciadas e a própria herança material deixada, que geram um sentimento de comoção deixando de ser um bem material e se tornando parte da vida das pessoas. | ||
Ou seja, quem não tem uma vivência com um Fusca? | ||
Mesmo que tenha sido pequena, apenas observar esse carro na rua já gera uma emoção pela sua simpatia, já adiantando um pouco do próximo motivo. | ||
Carisma | ||
O design do Fusca é algo acolhedor, ele tem uma simpatia, unicidade, um jeito particular, características que são inconfundíveis e que, desde o início de sua criação chamou a atenção de crianças pelo seu tamanho, fofura, e também de adultos, porque o fusquinha além de personalidade, tem seu charme. | ||
Bônus: extras sobre o Fusca no Brasil e no mundo | ||
1- O Fusca chegou ao Brasil com seu primeiro lote de 30 unidades em 1950. | ||
2 – O ex-presidente Juscelino Kubitschek esteve dentro de um Fusca Preto para abrir a fábrica pioneira da Volkswagen em território brasileiro, isso ocorreu em 1957. | ||
3 – Já aconteceu um desfile de 2.728 Fuscas em Interlagos, homenageando Ayrton Senna. | ||
4- O design do motor desse automóvel se manteve igual por 60 anos. | ||
5 – O Fusca, como é conhecido no Brasil recebe o nome de Beetle nos Estados Unidos, Carrocha em Portugal e Käfer na Alemanha. | ||
Conclusão | ||
Para terminar, em resumo, o motivo principal do sucesso do Fusca no mundo foi o seu design carismático aliado a um preço ótimo, que ao longo de sua história foi acessível. | ||
Todos os motivos apontados aqui mostram que a sua importância mundial ocorreu devido ao efeito e impacto social causado, além de ser idealizado por um ditador. | ||
O Fusca assim, vivenciou os mais diversos acontecimentos no mundo como: guerras, pobreza, etc. | ||
Sendo acessível em toda a sua trajetória aos mais variados grupos de povos, com culturas e crenças totalmente diferentes, principalmente das de quem possuiu a ideia de criação do modelo de carro. | ||
Ele afetou onde mais doía e dói na sociedade até os dias atuais: a vulnerabilidade social que causa a busca sempre pelo melhor preço, a economia quando adquire um produto, etc. | ||
Refletindo no mesmo todos os problemas carregados de geração a geração, mas também, a herança histórica, e a paixão passada. | ||
Com isso, ele entrou para a história não só automotiva, mas a história, paixão e o sofrimento cultural de um povo. | ||
Fotos: divulgação | ||
|